Secretaria Municipal de Educação promove formação acerca do fortalecimento das práticas de alfabetização e garantias de direitos da criança

Na tarde de ontem, 8 de março, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, por meio do Departamento Pedagógico, promoveu o 1º Encontro de Formação de Mediadores do Programa de Formação Continuada na Escola 2022, possibilitando a participação presencial e a transmissão ao vivo para todas as unidades municipais de ensino.

A programação do mês de março tematiza a “Alfabetização ao longo da vida: Política Municipal de Alfabetização” e traz como tema transversal os “Direitos da Criança e do Adolescente” e será multiplicada nas 21 unidades de ensino da rede municipal na próxima semana.

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes é signatária do Movimento ODS Santa Catarina e assumiu o compromisso de articular em suas ações de trabalho e de educação a busca por “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”, como mencionado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 10, o qual conforme a agenda 2030 prevê que devemos “empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra”.

A atividade contou com a palestrante Elisandra Martins Gomes, a qual trouxe contribuições acerca dos processos de alfabetização, elencando os estágios de desenvolvimento cognitivo e as etapas da alfabetização das crianças e jovens. A palestrante também abordou os desafios e as intervenções necessárias ao processo pós pandemia e ensino remoto/híbrido.

Foi destacado pela professora Elisandra que a alfabetização é um processo contínuo que inicia no contexto familiar e que a educação infantil é o espaço de desenvolvimento das habilidades necessárias para  se chegar nas competências, ou seja, ler e escrever. Cada criança tem um tempo no que diz respeito ao processo de alfabetização, sendo que este envolve fatores sociais, emocionais e psicológicos.

Para desenvolver a temática acerca dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Professor Me. Philipe Guedes Matos realizou uma abordagem pedagógica de como articular o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente às práticas e cotidiano da escola, como também  destacou-se o que versa o Decreto nº 6.591, de 14 de novembro de 2021, o qual institui a  Política Municipal de Alfabetização.

O Programa de Formação Continuada na Escola iniciou no ano de 2021 e acontecerá no decorrer de todos os meses que correspondem ao ano letivo de 2022. Ele conta com formações específicas e que atendam as necessidade de melhoria na qualidade de ensino até atingir todos os profissionais que atuam nas 21 unidades de ensino, entre elas escolas e creches.

Fonte: Secretaria de Educação