Adolescentes da rede municipal participam do 1⁰ Ciclo de Diálogos sobre a Mulher

Situações de abuso ou violência que acontecem no dia a dia, na vizinhança ou na família podem ser vistas como comuns por crianças e adolescentes quando não há educação e esclarecimento para que possam identificar o perigo e os riscos desse tipo de convivência.

Relacionamentos tóxicos, abusivos, violência doméstica, crimes sexuais, trabalho na adolescência, bullying e crimes cibernéticos foram tema do primeiro encontro com alunos do 8⁰ e 9⁰ ano da Escola Custódio Floriano de Córdova, na Passagem da Barra. A ação faz parte do “1⁰ Ciclo de Diálogos sobre a Mulher”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI de Laguna.

“Eu aprendi muita coisa que não sabia durante essa conversa. Consegui fazer conexão com situações que vejo em relacionamentos próximos de mim, com irmãos e vizinhos, por exemplo. Não entendia que algumas situações são exemplos de violência doméstica”, contou Giovana Vicente, de 15 anos.

Os encontros acontecerão durante o mês de março em quatro escolas municipais, em alusão ao mês da mulher e com objetivo de disseminar e conscientizar os adolescentes das turmas de 8º e 9º ano sobre temáticas relevantes ao seu convívio social e formação do cidadão, em especial, capazes de atuar na prevenção e combate aos crimes que violem os direitos da criança e da mulher.

Hoje, dia 09, a delegada da DPCAMI, Vivian Selig, conversou com os alunos e respondeu perguntas feitas por eles com dúvidas sobre violência contra a mulher, crimes na internet e outros problemas enfrentados pelos adolescentes que estejam relacionados aos seus direitos e deveres como cidadãos.

“É na adolescência que começam a serem estabelecidas as relações amorosas, onde começam a identificar os limites e cuidados para manter o respeito. O número de feminicídios cresceu nos últimos anos e precisamos alertar sobre esse assunto. Estamos aqui para defender os direitos e deveres desses alunos como cidadãos”, esclareceu a delegada.

No final, os alunos participaram de uma dinâmica virtual, onde puderam interagir através dos próprios celulares e falar sobre os destaques desse diálogo. Cada escola vai escolher um tema principal para trabalhar e participarão de uma gincana virtual, com compartilhamento de conteúdos pelas redes sociais das escolas. Ao final do projeto, será realizado um evento de encerramento e premiação da escola vencedora no Cine Teatro Mussi.

A escola vencedora do evento será divulgada no dia 6 de abril, onde também será um momento para que um estudante representante de cada unidade escolar irá falar sobre essa experiência.

No final da ação realizada hoje, a equipe da DPCAMI também recebeu o título “Amigo da Escola”.

Os próximos encontros acontecerão nas seguintes datas:

16/03/2022 – EEB. Comandante Moreira – Comunidade de Campo Verde

23/03/2022 – EEB. Nininha Guedes dos Reis – Comunidade da Barbacena

30/03/2022 – EEB. Elizabeth Ulysséa Arantes – Bairro Portinho

06/04/2022 – Encerramento (Cine Mussi)