Secretaria Municipal de Educação e Esportes é certificada com 5 estrelas pelo Movimento ODS

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes recebeu o certificado 5 estrelas de pactuação com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, pelo cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para investir na educação de qualidade, combater a pobreza, promover saúde e qualidade de vida e preservar o meio ambiente.

“Esse certificado é fruto de um trabalho comprometido desenvolvido junto às 21 unidades municipais de ensino de Laguna. Todas as creches e escolas municipais se engajaram de alguma forma com o “Projeto Escola Sustentável” e agora já colhemos os frutos desse compromisso coletivo”, destaca a Secretária de Educação, Senhora Juliana Fagundes de Carvalho Luz.

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Laguna é signatária ODS desde 2021 e o certificado 5 estrelas é fruto do relatório de atividades do primeiro ano de adesão. O número máximo que pode ser alcançado é de 6 estrelas, que se torna meta para o ano de 2023.

Os ODS servem como norteadores do planejamento estratégico das ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Laguna. Sobre isso a Secretária ainda destaca que “o trabalho está só começando”.

Entenda o Movimento

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, para promover a inclusão social, a melhora na qualidade de vida, a sustentabilidade, o crescimento econômico e a boa governança de forma global até 2030. Antes disso, o movimento trabalhava os Objetivos do Milênio. A partir dos objetivos, foram criados movimentos locais para auxiliar as autoridades no cumprimento desses objetivos, que são:

1 – Erradicação da pobreza;

2 – Fome zero e agricultura sustentável;

3 – Saúde e bem-estar;

4 – Educação de qualidade;

5 – Igualdade de gênero;

6 – Água potável e saneamento;

7 – Energia limpa e acessível;

8 – Trabalho decente e crescimento econômico;

9 – Indústria, inovação e infraestrutura;

10 – Redução das desigualdades;

11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

12 – Consumo e produção responsáveis;

13 – Ação contra a mudança global do clima;

14 – Vida na água;

15 – Vida terrestre;

16 – Paz, justiça e instituições eficazes;

17 – Parcerias e meios de implementação.

Como cada pessoa pode contribuir com os ODS, com atitudes simples?

Comece em casa, com a conscientização do consumo de água, por exemplo. Segue abaixo oito dicas de como economizar:

Ao escovar os dentes: Caso uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira, enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

No chuveiro: Em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Se fecharmos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 15 litros.

Na cozinha: Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue.

Lave frutas e verduras sem desperdício de água: Seus legumes, frutas e verduras podem ser lavados em uma bacia. Para que esse tipo de lavagem seja eficiente, use uma escova vegetal para limpar os alimentos e remover sujeirinhas e quaisquer resquícios de terra, e deixe as hortaliças de molho em uma solução clorada, específica para esse fim.

Na lavanderia: Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez, procure utilizá-la na capacidade máxima.

Jardim: Use um regador para molhar as plantas em vez de utilizar a mangueira. E escolha um horário com temperaturas mais amenas, como no final da tarde.

Ambientes externos e carro: Utilize balde com água ou pano úmido ao invés da mangueira. Ou melhor, reutilize a água da lavadora de roupas para limpar os ambientes externos. Se gasta em média 30 minutos para lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Essa quantidade de água é equivalente a 35 banhos!

Não descarte o óleo de cozinha no ralo: Ele pode contaminar a água e até fazer seu cano entupir! É necessário colocar em recipientes plásticos, como garrafas pet, ou em potes de vidro e fazer o descarte em pontos de coleta.

Saiba mais sobre o Movimento ODS:

Links: