Escolas e creches municipais promovem atividades de Conscientização do Autismo
O dia 2 de abril marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no qual foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. A data se tornou destaque em vários países e mobiliza milhares de pessoas com o objetivo de informar a população sobre e para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Várias unidades municipais de ensino, escolas e creches, dedicaram o dia de hoje (1º) para refletir sobre o assunto e envolver alunos e professores em atividades e abertura de diálogo acerca do tema, destacando ainda que o autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, contudo, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
O ano de 2022 tem como tema da campanha nacional “Lugar de autista é em todo lugar”, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar, para promover uma mensagem inclusiva à sociedade em relação às pessoas autistas.
Foram desenvolvidas passeatas nas comunidades, produção de cartazes e ações de sensibilização e todos demonstraram que estão dispostos a aprender ainda mais acerca do assunto.
Segundo o Psicólogo da Secretaria Municipal de Educação, Senhor Enivaldo, “as unidades mobilizaram todos da comunidade escola, pois reconhecem que de fato o lugar de pessoas autistas é todo lugar e, em especial, na escola”.