Escola da Barbacena vence desafio do “Ciclo De Diálogos” abordando a violência doméstica

Depois de um mês percorrendo algumas escolas municipais em encontros do “1⁰ Ciclo de Diálogos Sobre a Mulher”, a Secretaria de Educação em parceria com a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI de Laguna, realizou nesta quarta-feira (06) o evento de encerramento, no auditório do Iphan.

 

Durante o encontro foi anunciada a escola vencedora do desafio promovido nas redes sociais das escolas, como parte das ações desenvolvidas durante o ciclo.

 

Com o tema “Violência doméstica e crimes sexuais”, a vencedora foi a EEB Nininha Guedes dos Reis, da Barbacena.

 

“Ações como essa terão resultado a longo prazo. É importante trazer a delegada pra falar de direitos, não só de repressão. Percebi nessa dinâmica que os alunos são o centro das ações que temos que desenvolver, como exemplo das mídias sociais. Mexer com mídias sociais era o q tinha significado para eles,foi uma estratégia que deu resultado”, ressaltou a Secretária de Educação, Juliana Fagundes.

 

Os alunos fizeram a produção de conteúdo diário para os stories do Instagram, uma postagem no feed com produção textual e um vídeo no Reels da mesma plataforma. Todas as outras escolas também realizaram a mesma produção e receberam um certificado de participação.

 

“Achamos muito importante essa oportunidade, pois tivemos vários amigos na escola que conseguiram se abrir e falar sobre seus problemas e traumas”, contou a aluna da unidade escolar vencedora, Camila Vitória.

 

Entenda o que foi o “1 Ciclo de Diálogos Sobre a Mulher”

 

O objetivo da ação foi disseminar e conscientizar os adolescentes das turmas de 8º e 9º ano sobre temáticas relevantes ao seu convívio social e formação do cidadão, em especial, capazes de atuar na prevenção e combate aos crimes que violem os direitos da criança e da mulher.

 

“Esperamos que esse projeto continue acontecendo, e siga para outros lugares. Segurança pública, educação e saúde precisam trabalhar juntos para termos efetividade”, destacou a delegada da DPCAMI, Vivian Selig.

 

Foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI de Laguna, com abordagem dos seguintes temas: violência doméstica, crime cibernético, bullying, crimes sexuais e trabalho na adolescência.

 

Escolas participantes:

 

Custódio Floriano de Córdova – Comunidade da Passagem da Barra

EEB. Comandante Moreira – Comunidade de Campo Verde

EEB. Nininha Guedes dos Reis – Comunidade da Barbacena

EEB. Elizabeth Ulysséa Arantes – Bairro Portinho