Educação e Flama integram ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Laguna
Na manhã do dia de hoje, 08, profissionais da Secretaria de Educação e Esportes e Fundação Lagunense de Meio Ambiente (Flama) reuniram-se junto ao Comitê ODS Tubarão a fim de organizar e planejar as ações do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), em Laguna.
Os participantes representaram os signatários do segmento do poder úblico e instituições de ensino municipais. Desde 2021, a Secretaria Municipal de Educação e Flama já desenvolvem projetos voltados à Sustentabilidade, tendo engajamento das 21 unidades municipais de ensino.
“o trabalho integrado com a educação é a melhor maneira de conseguirmos maiores resultados a médio e a longo prazo, pois o trabalho com as crianças e os jovens é o que, de fato, promoverá a mudança que tanto buscamos. Não temos outro caminho, somente esse”, ressaltou o advogado da Flama, Rafael Giassi.
As ações nas unidades de ensino mobilizam as comunidades e expandem as práticas pedagógicas, não mais restringindo-se aos muros da escola, tendo participação de gestores, professores, alunos, pais de alunos e demais pessoas que se dispõem em práticas voluntárias.
Conheça algumas dessas ações:
– Produção de sabão com óleo de cozinha que seria descartado;
– Recolhimento de materiais recicláveis;
– Campanhas ambientais de proteção à fauna e flora;
– Ações de conscientização acerca da alimentação saudável;
– Atividades coletivas e individuais de prevenção e combate ao racismo e qualquer tipo de discriminação;
– Promoção de práticas de sensibilização quanto a Inclusão Social
Áreas de Preservação Permanente na grade curricular:
No ano de 2022, serão integradas as atividades que conceituam as Áreas de Proteção Permanente – APP aos conteúdos abordados pelas escolas municipais, visto que muitas escolas contam com esses espaços a serem preservados em seus territórios.