Balsa está com travessia interditada em Laguna devido às chuvas intensas
Devido ao volume intenso de chuva nas últimas 24 horas, o aumento do nível do Rio Tubarão e o volume do Canal da Barra, em Laguna, as condições de trafegabilidade estão inviáveis para a travessia dos sistemas aquaviários da balsa, no município.
A travessia de bote por enquanto ainda está acontecendo, porém parte do trapiche cedeu com a forte corrente de água no canal. A Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Pesca e Agricultura, irá buscar uma solução em conjunto.
Além disso, algumas comunidades sofrem com pontos de alagamentos pontuais. Na comunidade do Parobé, localizada no Distrito de Ribeirão Pequeno, uma ponte secundária de concreto caiu e foi coberta pela água da chuva. O acesso aos moradores pela ponte está impossibilitado. Algumas famílias que moram neste ponto deverão fazer o trajeto pelo morro, no sentido pela comunidade de Laranjeiras.
A rede municipal de ensino suspendeu as aulas nesta terça-feira (3) e aguarda novos boletins meteorológicos para definir o andamento das aulas nos próximos dias.
A Defesa Civil de Santa Catarina reforçou o alerta para chuvas volumosas durante essa semana em todo o Estado, devido à formação de um ciclone extratropical, associada à passagem de uma frente fria e sistemas de baixa pressão em todos os níveis da atmosfera.
A região sul do estado segue como área de alerta, com acumulados que já superam 100 milímetros de chuva no sul do estado. A Defesa Civil emitiu um aviso especial para temporais e chuva volumosa até a madrugada de quinta-feira (05).
A Epagri/Ciram também emitiu alerta para ressaca no mar a partir desta quarta-feira (04), com ondas de até quatro metros.
Apoio a pessoas desabrigadas
O Governo Municipal, através do alerta da Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social, estão de sobre aviso para uso do ginásio de esportes da Udesc, para casos e atendimentos de possíveis pessoas desabrigadas, se houver.
A Assistência Social também está fazendo levantamento para acolhimento de pessoas em situação de rua. Os trabalhos de acolhimento serão auxiliados pela Defesa Civil e Guarda Municipal.
Obras em andamento:
O Governo Municipal, através da Secretaria de Obras, alerta para as obras que estão em andamento na cidade, como de drenagem e pavimentação. Devido alguns pontos não estarem finalizados, ainda podem causar alagamentos.
Aviso meteorológico Epagri/Ciram:
Início: 03/05/2022 às 18:00h
Fim: 05/05/2022 às 20:00h
Região: Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Previsão: rajadas fortes de vento, entre 60 e 90 km/h, podendo ultrapassar esses valores em alguns momentos, especialmente no Litoral Sul.
Sistema: formação de um Ciclone Extratropical no litoral Sul do Brasil, nas próximas 24h.