Concurso dos “Chefs da Escola” estimula o preparo de pratos divertidos
A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Laguna lançou, na última semana, o Edital Concurso nº 01/2022 “Os Chefs da Escola” e selecionará o “Chef Mirim” e o “Chef da Cozinha” entre alunos e profissionais das 21 escolas e creches municipais.
Segundo a Secretária de Educação, Juliana Fagundes de Carvalho Luz, “a merenda escolar sempre é algo que mobiliza as pessoas. Os alunos se reúnem e saboreiam todos os dias o que é servido pela escola, mas dessa vez ganharemos um ingrediente especial, a alegria, pois o concurso possibilitará o preparo de ‘pratos divertidos’ ”.
A secretária ainda destaca “que todo o projeto do concurso foi elaborado coletivamente com a participação das três nutricionistas atuantes na educação e conseguiremos apresentar à população por meio do edital todos os itens utilizados na merenda, mas claro, além do “amor” que é colocado todos os dias no pratos de cada criança”.
Atualmente, a merenda escolar dispõe de 64 itens variados, que privilegiam a agricultura familiar. A nutricionista Luana, que faz parte da comissão organizadora, destaca que “todos os pratos elaborados para o cardápio escolar são minuciosamente estudados e um item ou outro ainda pode ser substituído pela preferência do grupo de alunos, contudo, sempre atendendo o valor nutricional e energético para cada faixa etária”.
A avaliação das receitas e da estética dos pratos inscritos acontecerá por banca especializada, composta pelas três nutricionistas e uma merendeira do Departamento de Alimentação Escolar. Serão avaliados os pratos das duas categorias: chef mirim e chef de cozinha, nas quais serão considerados os seguintes aspectos:
a) valor nutricional e energético adequado: será calculado o valor nutricional e energético de cada ingrediente e o do conjunto apresentado no prato, tendo como referência o ideal para a faixa etária da idade das crianças participantes, tanto para o prato apresentado pelo chef mirim quanto pelo chef de cozinha.
b) ludicidade e criatividade: será calculado pelo número de cores apresentados (devendo ter no mínimo 3 cores) e pela identificação da figura representada de maneira nítida.
c) dinâmica de execução: corresponde ao cumprimento do cronograma do concurso.
d) relação com a sustentabilidade: será calculado observando o aproveitamento integral do alimento orgânico (incluindo folhas, talos, cascas), de forma a estimular a redução de resíduos.
A classificação final será a soma da pontuação da equipe nas categorias chef mirim e chef de cozinha, apresentada em ordem decrescente.
Os três primeiros classificados passarão para a 4ª Etapa, que será divulgada no dia 29 de julho de 2022. Em caso de empate, será realizado sorteio pela banca especializada.
No dia 17 de agosto de 2022, em local e horário a ser noticiado com antecedência, as três equipes finalistas se reunirão para a realização da grande final do Concurso “Os Chefs da Escola”. No evento, cada equipe finalista irá apresentar seus pratos que serão julgados por uma banca especial, formada por três chefs de cozinha de renome local.
As três equipes finalistas receberão um livro de receitas personalizado com todas as receitas apresentadas do concurso e um almoço especial de comemoração em data e horário a combinar. Além disso, haverá um prêmio surpresa para a equipe vencedora.
Todas as ações previstas estão atreladas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável- ODS, e busca incentivar a consciência ambiental de todos os envolvidos.