Turismo apresenta o projeto “Encantos da Baleia e do Boto Pescador”
No mês que celebra o Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador, a prefeitura, através da Secretaria de Turismo, apresentou na noite desta quinta-feira (19), um novo projeto que visa aproximar Laguna como destino de observação de botos e baleias.
O programa foi apresentado pelo secretário da pasta, Mello Júnior, que explicou um pouco sobre o turismo de observação “este é um segmento do ecoturismo onde o turista vai para uma área natural e passa admirar sua beleza, contemplando os animais, como as aves, botos e as baleias”, diz. O secretário ainda complementou que a proposta irá trazer vantagens a todo setor turístico e hoteleiro da cidade. “Nossa ideia é vender Laguna como destino de observação dos botos e assim intensificar o turismo durante todo o ano, principalmente no inverno quando as baleias chegam na nossa região”.
De acordo com a secretaria de Turismo, o projeto ainda terá ações educativas nas escolas com campanhas de conscientização ambiental; treinamento de guias turísticos e conservação dos recursos naturais. Para execução do projeto está prevista parceria entre a prefeitura e entidades privadas.
Após apresentação do projeto, a bióloga e diretora de pesquisas do Instituto Australis, Karina Groch, realizou uma palestra sobre as curiosidades das baleias. A instituição consiste em conservar e monitorar Baleias Francas através de pesquisas e observações.
Estiveram presentes representantes de entidades privadas, comércio e UDESC.