Faça Bonito: múltiplas ações são realizadas em prol da prevenção e combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas e creches municipais

Em alusão ao dia 18 de maio, dia do Faça Bonito, que é dedicado ao desenvolvimento de Ações de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, para a garantia do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, escolas e creches municipais iniciam um roteiro de palestas e atividades educativas que se estenderá até 2023.

Na oportunidade, em parceria com o Centro de Referência Especializada de Assistência Social- CREAS, o público alvo serão os professores e gestores das unidades municipais de ensino, de forma a orientar sobre sinais que podem ser apresentados por crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violência e os principais canais de denúncias.

Segundo a Profissional Juliana de Oliveira, que atua no CREAS, “o roteiro de palestras deve fazer parte da rotina das unidades de ensino, não estaremos apenas no dia 18 de maio, nos faremos presentes durante todo o ano, pois a violência não deve ser prevenida de forma pontual e sim de maneira contínua e assertiva.”

Na tarde desta sexta-feira (20), o roteiro foi iniciado na EEB Nininha Guedes dos Reis.

Conforme cronograma:

Link  https://docs.google.com/document/d/1lwpNEYZoYu_l3CiTMFKwnY-WzXfn0yQTov9cALmqLsQ/edit?usp=sharing

As unidades de ensino, ainda como forma de investir na prevenção as possíveis violências, desenvolveram ao longo da semana, dentro das suas práticas de trabalho, ações de conscientização sobre a importância das ações de prevenção e combate a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, que aborda o tema de maneira lúdica e oportuniza a abertuta de diálogo sobre com tema com crianças e jovens.

Um dos exemplos foi a passeada realizada na EEB Chiquinha Gomes de Carvalho, localizada na comunidade do Bananal, que segundo a Diretora, Senhora Fernanda Bernando, “nosso intuito, junto com as crianças e comunidade, foi  mobilizar, sensibilizar e informar a todos para participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”.

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Laguna, em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio da iniciativa da Juíza Elaine Cristina de Souza Freitas, entregará aos alunos dos anos iniciais um livreto de história em quadrinhos acerca dos “Os Super Adultos de Confiança”, que permitirá que as ações pedagógicas interdisciplinares façam parte da rotina da sala de aula por meio da leitura e reflexão.

Saiba mais: