Escola municipal desenvolve Projeto de Artes Plásticas em parada de ônibus na comunidade da Cigana

Um espaço público depredado se transformou num ambiente para o uso da criatividade e esforço coletivo pelos alunos, familiares e profissionais da EEB Vereador Jurandir Pereira dos Santos, na comunidade da Cigana.

A parada do ônibus, localizada em frente a sede da unidade escolar se transformou num ambiente colorido e aconchegante, após receber cuidados iniciais da equipe de manutenção, com correção nas imperfeições das paredes, piso e pintura das superfícies. A responsável e idealizadora do desenho foi a Professora de Artes Ana Paula de Oliveira Jesus Laureano, que trabalha na instituição.

“O projeto partiu da realidade dos alunos, dos problemas que a comunidade sofria com o vandalismo em local público que fica tão perto da nossa escola. Para muitos o que é público não é de ninguém, e nessa atividade incutimos a ideia que o que é público é na verdade de todos”, destacou o diretor da escola, José Rinaldo.

A novidade agradou a comunidade, e agora o local além de parada de ônibus, que é usada também pelos alunos, tem sido local de visitação e registro de fotos por familiares e visitantes.

Proposta de trabalho de pequenos reparos nas escolas

Escolas e creches desde início de 2021 desenvolvem atividades de integração com a comunidade, firmando parcerias e oportunizando práticas significativas para todos os envolvidos no processo educacional de crianças e jovens, e não seria diferente na EEB Vereador Jurandir Pereira dos Santos, localizada na comunidade da Cigana.

Junto a proposta de execução do Plano de Trabalho de Pequenos Reparos – PTPR, que traz consigo a oportunidade de realizar as manutenções rotineiras das unidades municipais de ensino, surge a ideia de se desenvolver um projeto que reconheça que a escola não está limitada ao seu espaço murado, as suas divisas de terreno, e se pode e deve aprender em todos os espaços sociais, desde que tenhamos um educador e um aluno. Dessa maneira, profissionais da educação e alunos reconheceram a estrutura da parada do ônibus, que fica logo em frente à escola, também podendo se tornar tela de uma bela pintura, que pode ser um espaço relevante para todos quanto à apresentação de manifestação das artes plásticas.