Dia da Mata Atlântica: conheça o bioma que cobre todo território de Laguna

Muitos não sabem que Laguna está inteiramente inserida dentro do Bioma Mata Atlântica, assim como outros 17 estados brasileiros, abrangendo 15% do território nacional. Nesta sexta-feira (27) é o Dia Nacional da Mata Atlântica, onde vive 72% da população brasileira e 100% da população de Laguna.

Diferentes tipos de formações naturais no município fazem parte deste bioma, como dunas, restinga, mata, vegetação de várzea, banhados e área alagadas. Atualmente, Laguna possui 7.756 hectares de Mata Atlântica, o equivalente a 10 mil campos de futebol, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica.

Isso representa, somente 23% da mata original do município. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente, em todo o país, segundo o Atlas da Mata Atlântica.

Flama dá primeiro passo para formular Plano Municipal da Mata Atlântica

Com o objetivo de monitorar e preservar o bioma no município, além de fortalecer a legislação que a protege, a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) realizou este mês a primeira reunião para planejar a formulação do Plano Municipal da Mata Atlântica de Laguna (PMMA), através de uma convocação, intermediada por meio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA).

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um planejamento que visa realizar o diagnóstico da vegetação nativa remanescente, analisar as principais causas de desmatamento e construir ações preventivas para evitá-lo, além de definir as áreas prioritárias para conservação e recuperação da Mata Atlântica na cidade. Com o plano, Laguna poderá ter um norteamento para uma política pública oficial do município e ainda ter prioridade na busca por financiamento de projetos de conservação e, orientar ações como compensação ambiental nas áreas de maior interesse ecológico.

Desmatamento aumento 66% de 2020 a 2021:

O Atlas da Mata Atlântica divulgado ontem, dia 25, revelou que entre 2020 e 2021 foram desmatados 21.642 hectares (ha) da Mata Atlântica, em todo o país, um crescimento de 66% em relação ao registrado entre 2019 e 2020 (13.053 ha) e 90% maior que entre 2017 e 2018, quando se atingiu o menor valor de desflorestamento da série histórica (11.399 ha). A perda de florestas naturais, área em que caberiam mais de 20 mil campos de futebol, corresponde a 59 hectares por dia ou 2,5 hectares por hora, além de representar a emissão de 10,3 milhões de toneladas de CO2 equivalente na atmosfera.

Mata Atlântica em Laguna:

Total: 7.756 hectares

– Formações Naturais