Nutricionistas da Educação promovem formação sobre boas práticas no preparo de alimentos para escolas e creches

O desenvolvimento de boas práticas e formação constante dos profissionais que atuam na manipulação e preparo de alimentos nas escolas e creches municipais também é uma das funções da equipe de nutricionistas que atuam pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Laguna no Departamento de Nutrição, atualmente composto pelas Nutricionistas Diane Marinho, Luana  Bernhard e Jenifer Gonçalves.



Em cumprimento ao que se prevê no Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Laguna investe em um conjunto de ações formativas, de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional.



Nos dias 08 e 09 de junho, dez profissionais responsáveis pela alimentação escolar aprenderam ainda mais sobre boas práticas de manipulação de alimentos com a instrutora e nutricionista, Pamella Pedrozo Figueredo, encaminhada através de parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.



Segundo a nutricionista, Diane Marinho,do Departamento Técnico de Nutrição, “teremos ainda mais encontros durante esse ano para aperfeiçoamento e capacitação de todas as profissionais da rede municipal de Laguna”.



A turma concluiu essa etapa da formação e pelo menos mais 4 (quatro) turmas serão formadas, para que as práticas sejam realizadas em pequenos grupos. “Buscaremos também a formação para Gestores escolares, pois por vezes dependem deles algumas atitudes que garantam a segurança alimentar das nossas crianças. Sabemos que o investimento em formação desencadeia mais comprometimento na função que exercem, e não será diferente no que diz respeito à alimentação escolar”, destacou Marinho.



Todas as ações voltadas a formação de profissionais serão apresentadas formalmente para o Conselho de Alimentação Escolar por meio de relatórios e reuniões.

 

Saiba mais sobre o CAE:



O Conselho de Alimentação Escolar – CAE é órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.



Em Laguna, o Conselho de Alimentação Escolar foi criado pela Lei nº 492, de 04 de junho de 1991, com a finalidade de assessorar o governo municipal na execução do programa de assistência e educação alimentar junto aos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino fundamental mantidos pelo Município, motivando a participação de órgãos públicos e da comunidade na consecução de seus objetivos



Saiba mais sobre:



Lei nº 492, de 04 de junho de 1991. Conselho Municipal de Alimentação Escolar.



Link: https://leismunicipais.com.br/a1/sc/l/laguna/lei-ordinaria/1997/50/492/lei-ordinaria-n-492-1997-cria-o-conselho-municipal-de-alimentacao-escolar-e-da-outras-providencias?q=conselho+de+alimenta%C3%A7%C3%A3o+escolar



Resolução nº 06, agosto de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
_