Farol de Santa Marta celebra 131 anos de história neste sábado, dia 11

Há 131 anos, uma pequena comunidade de pescadores viu uma grande luz se acender em direção ao mar. Uma luz de esperança e desenvolvimento que mudou para sempre a história e os rumos daquela região. Estamos falando do Farol de Santa Marta, um dos maiores destinos turísticos de Santa Catarina e um dos principais cartões postais de Laguna.

 

A majestosa estrutura, inaugurada em 11 de junho de 1891, é considerada o maior farol das Américas. São 29m de altura e 142 de escada em formato de espiral projetadas pelos pelos franceses Barbier Bernard e Turenne. 

A obra foi basicamente toda construída com óleo de baleia e com apoio dos moradores da própria comunidade. 

 

O farol foi instalado no local como uma forma de guia para os marinheiros indicando a posição da Pedra do Campo Bom, em Jaguaruna, uma formação rochosa que, segundo pesquisas históricas, foi responsável por afundar o navio de Giuseppe Garibaldi em 1839 durante a Revolução Farroupilha.

 

Características:

  • – Alcance geográfico (visível durante o dia com tempo limpo): 22 milhas náuticas ou 40,7 quilômetros

  • – Alcance luminoso (à noite com tempo limpo): 46 milhas náuticas ou 85,1 quilômetros

  • – Altura da torre: 29 metros – Altitude: 74 metros

  • – Câmera de luz: formada por cerca de 300 cristais com 2,66 metros de diâmetro e 3 metros de altura. Lâmpada de 1000 watts – Característica: grupo de ocultação de três lampejos. No período de 30 segundos, fica 15 aceso; 5,5 apagado; 0,3 acesso; 3,4 apagado; 0,3 acesso e 5,5 apagado