Escola Municipal arrecada 5 toneladas de material reciclado
O Movimento dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável tem mobilizado todas as unidades municipais de ensino desde 2021 em busca de um mundo mais equilibrado nas relações humanas e com o meio ambiente e os frutos já estão sendo colhidos.
A Escola de Educação Básica Custódio Floriano de Córdova, na Passagem da Barra, faz muito bem a sua parte, e já contabilizou o recolhimento de 5 toneladas de material reciclado, o que corresponde a cinco mil quilos de materiais como: papelão, garrafas pet, latinhas de alumínio, caixas de leite entre outros.
A ação desenvolvida pela escola faz parte do “Projeto Reciclar na Ilha” e conta com a participação dos alunos, pais e comunidades em geral. O Projeto Reciclar na Ilha se tornou referência em toda a região e também conta com o apoio de pessoas que não residem nos bairros da região, mas que armazenam os materiais em suas casas e quando visitam os familiares realizam a entrega na escola.
O trabalho de conscientização a respeito da importância de se preservar o meio ambiente e reverte em recursos financeiros a ser executado a favor da escola por meio da Associação de Pais e Professores – APPs
Como extensão do projeto, a escola já está desenvolvendo pontos de coleta de pilhas, a qual se descartada em local incorreto pode provocar diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente.
Segundo o Professor Rafael Tomaz, que atua ativamente no projeto, “já estamos com um ponto de coleta na unidade de saúde vizinha à escola e temos a pretensão avançar ainda mais.”
_