Conheça Thiago Santhiago, artista homenageado pela 40ª Semana Cultural de Laguna

A tão esperada 40ª  Semana Cultural de Laguna começa no próximo sábado, dia 23. Nesta edição, o artista homenageado é o lagunense Thiago Santhiago, que faleceu em 2019, mas que ao longo de toda sua vida se dedicou para o desenvolvimento cultural em Laguna. 

 

Ator, diretor, escritor, contista e poeta. Thiago começou sua carreira ainda muito cedo com apenas 13 anos, através de peças teatrais no colégio Escola Básica Jerônimo Coelho e de lá nunca mais parou. 

 

Já adulto, o artista de origem humilde se formou em jornalismo pela Unisul, com apoio de familiares e de amigos. Apaixonado pela leitura, escreveu dois livros de poesias “Extra ser” e Paralelos”, além de coletâneas como a produção “Varal Antológico”, no qual resgata a história sobre a última restauração da centenária Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos da Laguna. 

 

Em 2005, Thiago conhece a arte de contar histórias e nasce então  o projeto “Téspis”, o Contador de Histórias.  De lá até o último dia de sua vida foi contando e encantando com histórias clássicas, folclóricas e populares, não somente por Laguna, mas por toda Santa Catarina.

 

Para o fomento da cultura em Laguna, Santhiago foi um dos fundadores do projeto “Cantinho da leitura”, na Creche da Irmã Maria, na comunidade da Barbacena. O projeto tinha o objetivo de ensinar e incentivar os jovens da região a ler e interpretar, estimulando crianças e adolescentes ao hábito da leitura. 

 

Em homenagem póstuma, ocupou a Academia de Letras do Brasil – Santa Catarina –  Seccional de Laguna, na cadeira de nº 009. 

 

Pelas artes cénicas, integrou o Grupo Municipal de Teatro – GEMT, em 1985 e em 2002 assumiu a função de diretor artístico do grupo, realizando diversas apresentações com o grupo como ator e diretor.

 

Amante completo das artes e também do carnaval, Thiago foi diversas vezes apresentador do Concurso de Marchinhas realizado na Praça do Magalhães, nutria um grande amor pela Escola de Samba “Os Democratas”, onde por muitos anos desfilou como Mestre-Sala. 

 

Além de participar dos desfiles, o artista também confecciona suas próprias fantasias, desde a criação dos modelos, até o último bordado.  Para os amigos e familiares, Thiago possuía o dom de colocar cor em tudo à sua volta. “A maior lição que ele nos deixou, foi de valorização da vida, de apreciar  pequenos atos cotidianos que na correria do dia a dia  não damos atenção, como  contemplar o  pôr do sol ou um almoço em família”, relembra a sobrinha de Thiago, Marina Santhiago Paes. 

 

Após uma vida inteira dedicada à arte, em 2018 Thiago Santhiago travou uma grande batalha contra um câncer agressivo no pulmão, vindo a falecer em 06 de março de 2019, deixando família, amigos, fãs e muitos admiradores do seu incrível talento.