Laguna comemora o Dia da Imprensa Catarinense com homenagens a Jerônimo Coelho
Há 191 anos era publicado o primeiro jornal produzido em Santa Catarina, conhecido como “O Catharinense”. A fundação do impresso foi de realização do lagunense, jornalista e militar, Jerônimo Coelho. A data ficou marcada como o Dia da Imprensa Catarinense, celebrado nesta quinta-feira, dia 28.
Em Laguna, as homenagens ocorreram ao fundador da imprensa no estado com solenidades em frente à praça Jerônimo Coelho no Centro Histórico.
Representando as mídias de Santa Catarina, a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Débora Almada, participou do evento e enalteceu a grandeza do trabalho deixado pelo lagunense Jerônimo Coelho, “grande satisfação em poder participar de uma homenagem tão relevante para a construção da imprensa em Santa Catarina e no Brasil”.
O presidente do Conselho Superior da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, também participou do ato ressaltando sobre a trajetória e desafios do jornalismo no estado.
A história de Jerônimo Coelho foi contada por atores mirins e estudantes da escola da Polícia Militar. A banda Sociedade União dos Artistas também participou do evento com apresentação especial do hino em homenagem ao jornalista.
O Governo Municipal, Polícia Militar, representante das lojas Maçons em Laguna e Guardiãs de Anita também participaram das celebrações.
Ao final do evento foi realizada a entrega simbólica dos alimentos arrecadados com a troca por ingressos para assistir ao espetáculo “Tomada de Laguna”. Os kits solidários adquiridos serão doados para famílias assistidas pela Fundação Irmã Vera.