Artista e ambientalista Nara Guichon inaugura exposição

No próximo dia 6 de agosto, o Mercado Público de Laguna recebe a exposição Os arquipélagos de Nara Guichon. A artista têxtil, designer e ambientalista Nara Guichon foi contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Cultura. Na sequência, mais duas cidades receberão a exposição: Blumenau e Chapecó.

 

A exposição apresenta cerca de 15 obras têxteis desenvolvidas nos últimos três anos, queapontam tanto para a matéria-prima fundamental da artista, como para o elemento responsável por 50% da poluição mundial dos oceanos: redes de pesca. Em um processo de reaproveitamento e ressignificação, Nara também utiliza sacos plásticos, tecidos rejeitados pela indústria têxtil e mesmo roupas jogadas fora.

 

Os arquipélagos de Nara Guichon tem curadoria da crítica e historiadora da arte Paula Ramos (UFRGS). Na abertura da exposição, Nara e Paula farão uma conversa com o público sobre o projeto e sobre o processo criativo da artista. Neste momento também será exibido o vídeo de viés documental produzido por Renata Gordo, revelando as várias etapas relacionadas ao processo ecológico e artístico de Nara.

 

Ainda no dia 6, à tarde, Nara desenvolverá uma oficina de Ecoprint em papel, usando tão somente folhas, flores, raízes e cascas de plantas, com a proposta é fazer poesia em papel, imprimindo texturas e cores da natureza. Tudo a partir de um método simples, limpo, ecológico e fascinante. A oficina é gratuita e oferece 20 vagas, abertas a pessoas de todas as idades.

 

Na manhã do dia 7, será realizado o plantio de mudas de árvores na cidade, em parceria com o Laboratório de Botânica e o Herbário LAG da UDESC. As atividades de plantio irão das 8h30 às 12h. 

 

Fonte: 

mbertellicomunicacao@gmail.com|Marta Bertelli

simsoudiva@gmail.com|Letícia de Assis