Ônibus 0km é adquirido e entregue para a frota de veículos Próprios da Educação

A Prefeitura de Laguna, por meio Secretaria Municipal de Educação e Esportes, adquiriu um ônibus escolar 0km para 59 (cinquenta e nove) estudantes sentados. O veículo é equipado com dispositivo de poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permite realizar o deslocamento de uma ou mais poltronas.

O veículo corresponde às necessidades e exigências de segurança, com certificação do Inmetro, que garante um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

A adesão e processo de compra se deu por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE permitiu a compra com execução de recursos próprios, no valor de R$ 317.900,00 (trezentos e dezessete mil e novecentos reais). Conforme técnicos, não é possível execução de emenda em valor complementar por não se tratar de recursos da mesma fonte.

O ônibus, recebido na data do dia 18, passará ainda por emplacamento, inspeções obrigatórias, aferição de tacógrafo e seguro total, Segundo a Secretária de Educação, Juliana Fagundes de Carvalho Luz, “o veículo fará parte da frota escolar que está sendo renovada, pois suas condições e a falta de manutenção preventiva e adequada ao longo dos anos comprometeu muito a eficiência e eficácia do transporte escolar para os alunos da rede municipal.”