Ora-pro-nóbis é cultivado nas escolas e creches municipais

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -ODS mobilizou no mês de agosto as 21 escolas e creches municipais, que tiveram como desafio o plantio do Ora-pro-nobis, como também nomearam as plantinhas que recebem os cuidados com a ajuda dos alunos.

 

O desafio foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Laguna, que por meio do Departamento de Nutrição, já com a proposta de inserção da planta, a qual traz a possibilidade não convencional, na alimentação escolar. 

 

Segundo pesquisas científicas, a  ora-pro-nóbis, apelidada de “carne do pobre”, auxilia na imunidade, é aliada do bom funcionamento do intestino e ajuda a manter os músculos saudáveis sendo um excelente aliado no crescimento infantil. Trata de uma planta de fácil cultivo, propagação e resistente a mudanças climáticas, que pode ser consumida in natura ou como matéria-prima para a elaboração de farinha, base para o preparo de bolos, tortas e pães. As flores também funcionam como decoração em pratos e os frutos dão sabor a geléias. 

 

Segundo a Nutricionista Jenifer Gonçalves, atuante no Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação, “por ser uma planta com alto teor de ferro e vitamina A, a inserção da mesma na alimentação escolar é um excelente aliado no combate e na prevenção  de anemias, visto que, é uma comorbidade que costuma aparecer na primeira infância, sendo assim, o cultivo e o preparo do Ora-pro-nobis na refeição diária dos alunos nós trará excelentes resultados, fazendo ainda que a planta torne-se cada vez mais conhecida pela comunidade.” 

 

Saiba mais: 

Revista Veja Saúde

Link: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/beneficios-ora-pro-nobis/>

Site Tua Saúde

Link: <https://www.tuasaude.com/ora-pro-nobis/>