Limpeza e desassoreamento do Rio Parobé tem primeira etapa concluída

A primeira etapa do processo de limpeza mecanizada e desassoreamento do Rio Parobé, na comunidade do Distrito de Ribeirão Pequeno, foi finalizado. A ação envolveu a Secretaria de Pesca e Agricultura e a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal.

O serviço de desassoreamento teve início em janeiro deste ano, com limpeza desde a cabeceira da ponte secundária até a desembocadura do rio na Lagoa Santo Antônio. O próximo passo será a limpeza da cachoeira que tem prazo estimado de 20 dias para a conclusão.

Após finalizado os serviços na comunidade de Parobé, os trabalhos continuarão nas comunidades vizinhas: Ribeirão Grande, Ribeirão Pequeno e Bananal, que já estão todas licenciadas.

A limpeza do rio era um antigo pedido de moradores da comunidade de Parobé, já que há muito tempo os pescadores sofriam com problemas de assoreamento, prejudicando a passagem com embarcações, principalmente em dias de maré baixa.

Além disso, a intervenção é necessária também nas demais comunidades, pois, o acúmulo desses sedimentos promovem represamento das águas, o que faz com que em dias de chuvas e enxurradas, aconteçam o transbordamento dos rios e cachoeira, ocasionando problemas e colocando a população daquela região em risco.