Entenda como funciona o sistema binário de trânsito implantado no Mar Grosso

As mudanças no trânsito do Bairro Mar Grosso estão acontecendo devido à implantação do sistema binário, transformando a avenida principal (Senador Gallotti e João Pinho) e ruas paralelas com sentido único de tráfego.

Sistema binário de trânsito consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, podendo vir a contribuir no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas.

O objetivo é melhorar o fluxo de veículos e tornar a via mais rápida. No sistema binário do Mar Grosso, não é possível fazer o cruzamento de uma rua paralela para outra, através da avenida principal. E um lado da avenida, não será mais possível estacionar veículos.

Nas próximas semanas também serão finalizadas as faixas elevadas, entre os principais cruzamentos de ruas, com sinalização própria, dando mais segurança aos pedestres.

As ruas transversais e locais que ficam entre a avenida principal também seguirão o sistema binário, regulamentadas com sinalizações verticais de trânsito indicando o sentido da via.

Entenda:

Desde segunda-feira (26) o trânsito do Bairro Mar Grosso sofre alterações no sentido da avenida principal (Senador Galotti e João Pinho) e de todas as vias transversais. Além do sentido da Rua Ervin Rubi Teixeira  (antiga Eng Gaffrre)  e Tito Castro, via paralela à principal.

As alterações foram realizadas com a implantação de novas placas de trânsito e sinalização vertical, com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Departamento de Trânsito.

Confira as alterações:

A Avenida Senador Galloti e João Pinho (principal) passa a ter direção única sentido norte. Para quem vem do Magalhães ao Mar Grosso, a entrada continuará normal através da rótulo do Porto, com mão única neste sentido até o final da avenida.

Para quem vem ao Mar Grosso através da Praia do Iró, não será mais possível entrar pela avenida principal. O motorista deverá seguir reto, pela Rua Ervin Rubi Teixeira (antiga Gaffrre) e Tito Castro, que desemboca no bairro Magalhães.

Além disso, todas as ruas transversais (ao todo 17) passarão a ter mão única (de forma alternada), para liberar espaço nestas vias também para estacionamento de carros.

“Essa é uma mudança grande, que vai gerar atenção e cuidado de todos. Estamos fazendo isso pois é necessário e sabemos que a mudança gera transtornos. Pedimos cautela dos motoristas e estaremos atentos para ajudar a todos que precisarem de informações”, destaca o Prefeito Samir Ahmad.

A Guarda Municipal está fiscalizando e oferecendo apoio em pontos estratégicos do fluxo de veículos, com sinalização, viaturas, barreiras e blitz informativa. Além disso, realizará rondas para acompanhar outros locais.

Obra do sistem binário:

A obra do sistema binário compreende a pavimentação da rua Ervin Rubi Teixeira (antiga Eng. Gafree), rua Tito Castro, além da repavimentação asfáltica das Avenidas João Pinho e Senador Galotti, no Mar Grosso, e avenidas Getúlio Vargas e Prefeito Guimarães Cabral e João Pessoa, no Magalhães.

As construções também contemplam a readequação da drenagem, além de ciclovias em todas as vias, objetivando a melhoria na mobilidade urbana.