Finalizada a limpeza e desassoreamento do Rio Parobé

A primeira e segunda etapa do processo de limpeza mecanizada e desassoreamento do Rio Parobé e cachoeiras que cortam a localidade do Parobé, foram finalizadas. A ação envolveu a Secretaria de Pesca e Agricultura e a Coordenadoria de Defesa Civil municipal.

“Tudo foi realizado através de parâmetros legais e com autorização ambiental. Essa limpeza trará mais segurança e proteção para os moradores”, destacou o Secretário de Pesca, Dener Vieira Nascimento.

A solicitação foi realizada em dezembro após a emissão do Parecer Técnico da Defesa Civil do Estado, o qual em suas conclusões apontou a necessidade de intervenção urgente para a mitigação de risco e restabelecimento de segurança para residentes e transeuntes.

“O levantamento de dados para o desenvolvimento do parecer técnico foi realizada após requerimentos de moradores locais. Além disso, a limpeza do rio era um antigo pedido de moradores da comunidade de Parobé, já que há muito tempo os pescadores sofriam com problemas de assoreamento, prejudicando a passagem com embarcações, principalmente em dias de maré baixa”, afirma o gestor da pasta.

Entenda:

A emissão de Autorização Ambiental foi emitida no dia 11 de janeiro pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente – FLAMA. E no mesmo mês o serviço de desassoreamento teve início, com limpeza desde a cabeceira da ponte até a desembocadura do rio na Lagoa Santo Antônio. “A extensão da intervenção no canal foi de 294 metros, com profundidade média de corte de metros e com aproximadamente 580 m³ de volume retirado. Ao total foram sete meses e mais de 525 de horas máquina contratada, para finalização da Intervenção”, informou o Secretário de Pesca.

“Atualmente estamos trabalhando na limpeza da cachoeira, ainda na comunidade do Parobé, que tinha prazo estimado de no máximo 20 dias para a conclusão, porém, estamos a mais de uma semana nessa área, e se tudo der certo na próxima sexta feira, no dia 07, finalizaremos essa etapa que tem cerca de 523 m de extensão e que pretendia retirar um volume médio maior do que anterior, mas que não será mais preciso, após atuais vistorias”, complementou.

A solicitação de continuação de limpeza, foi realizada após a área ainda apresentar acumulo de sedimento e detritos, além disso a atual área sofre com a passagem de água fora do seu curso natural, ultrapassando e invadindo terreno de passagem, desta forma após a limpeza será construído uma barragem de água na margem próxima a esse terreno. Todos os pedidos, para retirada de sedimento e rochas, foram solicitados à FLAMA.

Após finalizado os serviços na comunidade de Parobé, os trabalhos continuarão nas comunidades vizinhas: Ribeirão Grande, Ribeirão Pequeno e Bananal, que já estão todas licenciadas.