Encontro de culinária afetiva à base de frutos do mar

Um encontro de resgate e experiências da culinária afetiva foi promovido pela Epagri em parceria com a Secretaria de Pesca e Agricultura nesta sexta-feira, dia 7, no Farol de Santa Marta. Volúntarias da região prepararam receitas à base de frutos do mar e lembranças.

 

O objetivo do encontro valorizar o preparo de receitas com frutos do mar, resgatando todas as histórias que estavam por trás dos pratos, que muitas vezes, foram receitas passadas de geração para geração.

 

“Não trabalhamos só com produção, trabalhamos com as pessoas que vivem da terra e da pesca. Resgatando histórias e hábitos que vem desde os colonizadores e auxiliam as gerações atuais. Fomos costurando parcerias com o intuito de contribuir com as pessoas do rural e do pesqueiro, mostrando que o saber fazer é importante”, ressalta Elizabeth, funcionária da Epagri e uma das idealizadoras do projeto.

 

Além de toda troca de experiências, as mulheres receberam uma lembrança por participar do evento e também puderam usufruir dos produtos orgânicos, que foram colhidos da horta da Secretária de Pesca e Agricultura, localizada na Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa, no bairro Portinho.

 

“Eu preparei pra esse momento, uma receita que eu aprendi com a minha mãe, que ela mesmo inventou. Há mais de 40 anos, nós tinhamos restaurante aqui no Farol e minha mãe queria inovar nos pratos e criou o bolinho de peixe. Até hoje essa receita faz sucesso, e todo mundo que faz sempre lembra do restaurante dos meus pais” comentou Ana Aparecida.