Outubro Rosa: Assistência Social abraça a campanha e reúne mulheres para roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama

Em mais uma das ações do Outubro Rosa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, promoveu nesta terça-feira (11), uma roda de conversa sobre a prevenção ao câncer de mama e os cuidados com a saúde da mulher. 

 

O encontro contou com a presença das entidades Flores de Aço de Tubarão e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Laguna. Na ocasião, mulheres que já enfrentaram a doença puderam contar sobre sua história e os desafios para vencer o câncer. 

 

 

A Secretaria de Assistência Social também convidou a enfermeira da Unidade Básica de Saúde da Caputera, Virgínia Rodrigues de Oliveira, para compartilhar informações e conhecimentos sobre o tema, que orientou as mulheres sobre a importância de realizar o autoexame e a forma correta de realizá-lo. 

 

 

Para a Secretária de Assistência Social e Habitação, Adriana do Carmo, a realização de encontros como este faz parte das orientações sociais às famílias através dos serviços CRAS e CREAS, para fortalecer o grupo familiar por meio da troca de experiências e conhecimentos, e promover a conscientização sobre a doença com campanhas e eventos que ajudam no engajamento da saúde da mulher. ”A roda de conversas sobre a prevenção ao câncer de mama e demais cuidados com a saúde da mulher é de extrema importância porque precisamos falar sobre o câncer e, principalmente, demonstrar apoio a tantas mulheres que estão no enfrentamento da doença”. 

 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no Brasil, representando 29,7% do total de novos casos em 2020, com 66.280. É a terceira causa de morte por câncer em geral (18.068 óbitos em 2019). Na mortalidade proporcional por câncer em pessoas do sexo feminino, naquele ano, os óbitos por câncer de mama ocuparam o primeiro lugar no país, representando 16,4% do total de óbitos.

 

 

A Secretaria de Saúde também segue com horários estendidos e outras ações para atendimento de exames para câncer de mama e de útero, e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis.