Laguna está entre os 4 municípios do Estado que recebe a Residência Pedagógica oferecida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Aproximadamente 100 estudantes de cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participam desde setembro da nova edição do Programa de Residência Pedagógica e Laguna é um dos municípios contemplados.

 

Vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa tem como objetivo fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de ensino superior, visando o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

 

Iniciada em 20 de setembro de 2022, a atual edição foi aprovada no Edital nº 24/2022 da Capes, no qual a Udesc obteve o primeiro lugar em Santa Catarina, o segundo na Região Sul e o oitavo no País.

 

O Programa de Residência Pedagógica promovido pela Udesc concedeu 90 bolsas da Capes a acadêmicos de licenciatura da universidade estadual.

 

Os estudantes da Udesc estão presentes em seis escolas da Rede Estadual de Ensino e em 12 escolas de Redes Municipais, e contam com o apoio de 15 professores da Educação Básica que atuam como preceptores, com atuação de 414 horas de trabalho docente, entre setembro deste ano e março de 2024, divididas em três módulos semestrais de 138 horas, com 23 horas mensais.

 

Em Laguna, os residentes estão vinculados ao Centro de Educação a Distância (Cead) – Projeto Pedagogia, coordenado por Tania Regina da Rocha Unglaub, matriculados e frequentes no Polo EaD, localizado no bairro Portinho (CAIC).

 

Segundo o coordenador institucional do Programa RP Udesc, Lourival José Martins Filho, além de Laguna, o programa da Udesc está presente em Florianópolis, São José e Balneário Barra do Sul, “Serão beneficiados nessa integração entre universidade e escola cerca de 750 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio na Educação Básica”.