Antiga Estação Ferroviária: Fundação Irmã Vera quer assumir o espaço para a nova sede

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 18, na Superintendência do Patrimônio da União (SPU), em Florianópolis, uma reunião para adquirir a sessão de uso do espaço da antiga Estação Ferroviária para ser a sede da Fundação Irmã Vera. “Estamos pleiteando, junto ao SPU este espaço, que há poucos meses foi restaurado, preparado para adequar melhor as necessidades de implementação dos projetos elencados pela fundação”, destacou Eurico Alves de Oliveira, presidente da F.I.V.

Eurico ressalta ainda, que o local seja ocupado e conservado, evitando que vândalos possam depredar o belo espaço que tem muito significado histórico.

Participaram da agenda o Presidente da Fundação Irmã Vera Eurico Alves de Oliveira, o Secretário Municipal do Planejamento na época, Patrick Neves Antônio, a Superintendente Substituta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Santa Catarina Marina Cañas Martins e o Superintendente do SPU/SC Juliano Pinzetta.

 Sobre o processo de restauração:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) executou a obra de Restauração do Complexo Ferroviário, no valor de R$ 3.200.00,00, com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça.

A Estação Ferroviária e o terreno onde está inserida a propriedade da União, estando sob responsabilidade da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Os serviços foram executados pela Magapavi, e acompanhados pelos técnicos do Escritório Técnico do IPHAN de Laguna.

“O interesse do IPHAN é que esse importante bem para a história de Laguna não fique fechado, com risco a que retorne o seu estado degradado anterior às obras. Mas que seja usado e cuidado de forma a se tornar um espaço de referência para a comunidade”, ressaltou a Superintendente Substituta do IPHAN/SC Marina Cañas Martins.
A obra de restauração foi entregue dia 22 de março pelo IPHAN ao Governo Municipal.

 

Texto: Assessoria Fundação Irmã Vera