Segunda etapa de limpeza e dessassoreamento do Rio Parobé está concluída

A Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) finalizou, na última semana, a segunda etapa de limpeza do Rio Parobé. Agora, os trabalhos já começaram na comunidade Ribeirão Pequeno para suprir a demanda inicial da comunidade. “Foi iniciado o desassoreamento no rio por 4 dias, a fim de suprir a situação emergencial da comunidade”, explicou o Secretário de Pesca, Dener Nascimento.

Agora as obras serão voltadas para a comunidade de Ribeirão Grande, onde já há uma licitação para a limpeza e o desassoreamento do rio numa extensão de 894 metros.

“Vale destacar que quando as obras finalizarem na comunidade de Ribeirão Grande, será retornado para o Ribeirão Pequeno para finalizar toda a limpeza e desassoreamento de um trecho de 970 metros”, explicou o secretário da pasta.

Para finalizar será realizada também a limpeza e o desassoreamento no rio da comunidade do Bananal na extensão de 93 metros.

Saiba mais:

A primeira etapa do processo de limpeza mecanizada e desassoreamento do rio Parobé, na comunidade do Distrito de Ribeirão Pequeno, foi finalizado. A ação envolveu a Secretaria de Pesca e Agricultura e a Coordenadoria de Defesa Civil municipal.

O serviço de desassoreamento teve início em janeiro deste ano, com limpeza desde a cabeceira da ponte secundária até a desembocadura do rio na Lagoa Santo Antônio.

Após finalizado os serviços na comunidade de Parobé, os trabalhos continuarão nas comunidades vizinhas: Ribeirão Grande, Ribeirão Pequeno e Bananal, que já estão todas licenciadas.

A limpeza do rio era um antigo pedido de moradores da comunidade de Parobé, já que há muito tempo os pescadores sofriam com problemas de assoreamento, prejudicando a passagem com embarcações, principalmente em dias de maré baixa.

Além disso, a intervenção é necessária também nas demais comunidades, pois, o acúmulo desses sedimentos promovem represamento das águas, o que faz com que em dias de chuvas e enxurradas, aconteçam o transbordamento dos rios e cachoeira, ocasionando problemas e colocando a população daquela região em risco.