Alunos da Rede Municipal de Educação são premiados em Festival Escolar de Dança

A noite da última terça-feira, 25, nunca mais será esquecida pelos alunos da EEB Custódio Floriano de Córdova e EEB Nininha Guedes dos Reis, localizadas nas comunidades da Passagem da Barra e Barbacena. As unidades participaram da fase regional do Festival Escolar de Dança Catarina, promovido pela Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte.

 

A EEB Custódio Floriano de Córdova recebeu a premiação de 2º lugar, com o Grupo de Dança Moonlight, com a apresentação “Dançar sem Limites” e investiu nas considerações dos jurados da primeira etapa. Foram realizados ajustes na coreografia e também mudança de figurino. O professor Hélio da Silva, coreógrafo do grupo destaca que “foram dias intensos de dedicação e empenho. O grupo teve seu início pensando na inclusão já que, a nossa aluna Valentina ama dançar. Criar uma coreografia em que se pensa na inclusão é oportunizar a todos uma educação de qualidade.”

 

O grupo se inscreveu na categoria de Danças Urbanas e foi a única escola pública participante.

 

A gestora da unidade, Susani Cordova Ramos e a Supervisora Letícia Albino destacam que “tudo aquilo que realizamos dentro da nossa unidade escolar é sempre com foco em nossos alunos. A nossa equipe gestora acredita que a escola é o lugar onde devemos desenvolver habilidades e despertar talentos que já existem, para isso é necessário que se acredite que não há limites quando se fala em educação. Estaremos sempre buscando uma educação pública de qualidade para todos os nossos alunos”.

 

A EEB Nininha Guedes dos Reis recebeu a premiação de 3º lugar, na categoria Infantil Livre, que foi disputado com mais 10 escolas, como também o bailarino Francisco recebeu o prêmio de destaque no Festival e o grupo ainda conquistou a premiação de Melhor Grupo.

 

Segundo a Gestora da Unidade, Suelen, “o Dança Catarina para a nossa escola nos fez mostrar que temos grandes talentos e que às vezes não conseguimos enxergar. Ver eles no palco e dar essa oportunidade é imensamente gratificante”.

 

As escolas municipais de Laguna participantes foram coordenadas pela bailarina Renata Gonçalves, a qual dança há mais de 20 anos e faz parte da Cia Lagunense de Dança. Segundo ela, “a maioria das escolas participantes eram unidades privadas que já possuem dança como componente curricular, já tinham consigo muita experiência. Fica então para nós o desafio de também fazer com que a dança se torne uma prática nas unidades de ensino e na mobilização e alunos e professores em festivais de dança.”

 

O evento aconteceu na cidade de Lauro Muller, no Ginásio De Esportes Nelson Righetto, e muitas escolas de toda a região prestigiaram o evento.