CMDCA: Conferência define propostas para políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes tem tempos de pandemia

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, realizou nesta terça-feira (08), no auditório da Udesc, mais uma Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, mas desta vez de forma presencial, após dois anos de pandemia.

Foi justamente esse o contexto usado como tema principal do encontro: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19”.

“A sociedade civil e o governo devem caminhar juntos, sendo este um grande momento para compartilhar anseios e soluções para efetivação de políticas públicas para crianças e adolescentes do município”, destacou durante a abertura do evento, a Secretária de Assistência Social, Adriana do Carmo.

Estavam presentes representantes do governo e sociedade civil organizada, onde a palestra central trouxe o tema da Conferência, voltada aos impactos da pandemia de Covid-19 a crianças e adolescentes.

“Os prejuízos após pandemia serão nosso foco principal na proposição de propostas, para construção de políticas públicas no futuro”, afirmou a Presidente do CMDCA, Carlota Gabriela Tavares.

Após a palestra, o encontro finalizou a manhã com um debate sobre o tema. O período da tarde foi marcado por apresentações culturais de crianças e adolescentes, divisão dos grupos de trabalho e plenária final com deliberações das propostas definidas nos grupos de trabalho.

A Secretária de Educação, Juliana Fagundes, ressaltou a importância do trabalho em rede. “Esse tripé, que compõe a parceria Saúde, Educação e Assistência Social é essencial para realizar um atendimento e assistência de qualidade às crianças e adolescentes da cidade”.

Propostas serão apresentadas na Conferência Estadual:

A etapa municipal resultou na formulação de propostas em cinco eixos temáticos e a definição dos delegados que vão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2023.

Confira os 5 eixos temáticos:

1 – Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia

2- Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19

3 – Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia

4 – Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.

5 – Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid-19.