Número de homicídios tem queda significativa em Laguna

Laguna registrou queda no número de homicídios (mortes violentas). Os anos de 2021 e 2022 se mantiveram com o registro de quatro mortes relativas ao número de habitantes. Os dados são da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e mostram uma queda acentuada, se comparada há uma década atrás, que chegou a registrar 34 mortes pelo número total de habitantes. (confira na imagem abaixo).

De acordo com do coordenador da Divisão de Investigações Criminal (DIC-Laguna), Bruno Fernandes, a baixa dos índices de homicídio em Laguna é o resultado “de um trabalho árduo, silencioso, meticuloso e detalhado no constante monitoramento das Organizações Criminosas, pela Polícia Civil, na cidade. Desde 2017, a DIC de Laguna tem envidado todos os esforços possíveis na repressão à criminalidade organizada e ao tráfico de drogas, pondo finalmente fim não só a uma reiterada onda de homicídios relacionado às disputas territoriais ocorridas em ano anteriores, como também em relação a outros crimes contra a vida relacionados a esse tipo de criminalidade”, explica.

O Delegado da Polícia Civil destaca também as operações de grande porte, aliada a identificação e prisão de lideranças da cidade em momentos considerados fundamentais, junto com a Polícia Militar. “Não se pode deixar de citar o papel fundamental do Poder Judiciário e Ministério Público nesse estancamento da onda de violência, uma vez que não só confiaram nos trabalhos investigativos apresentados pela Polícia Civil, como também que atuaram, dentro das respectivas áreas de atribuição/competência, com absoluto rigor nos processos derivados dessas investigações, todas com elevadas penas aplicadas aos seus responsáveis”, complementa.

Investimento da Prefeitura em segurança pública:

Os investimentos em segurança pública através do Governo Municipal, em 2022, resultaram num convênio com a Polícia Civil para o repasse de seis parcelas de R$3 mil reais, e seis parcelas de R$6 mil (anual).

No ano passado, o município transferiu R$120 mil reais para o Fundo de Melhoria da Polícia Militar (FUMPOM), para aquisição de equipamentos bélicos, armamentos e munições.

A Prefeitura Municipal também doou um veículo, modelo Creta, para uso do 28º Batalhão de Polícia Militar.

Já para a Política Militar, são repassados mensalmente os valores correspondentes a 40% dos recursos arrecadados com taxas de alvarás emitidas pelo município.