Laguna não registra focos do mosquito da dengue

Laguna não registrou nenhum foco de mosquito da dengue neste ano e também não há nenhum morador com a doença. Um caso suspeito chegou à Vigilância Epidemiológica, mas teve resultado negativo.

 

 

“Este ano ainda não tivemos registros da presença do mosquito Aedes aegypti, porém a equipe continua vigilante, diariamente desenvolvendo as atividades de rotina do programa, com inspeções em armadilhas e pontos estratégicos, além de identificação de denúncias e pesquisa vetorial especial nos casos de paciente suspeitos de alguma das doenças transmitidas pelo mosquito”, explicou a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Matiê Rossini.

 

 

 

A melhor forma de prevenção continua sendo a eliminação de qualquer local que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito e, para isso, a participação da população é fundamental.

 

 

“Vale ressaltar que embora ainda não tenhamos tido focos, estamos em um período de condições favoráveis para o desenvolvimento e proliferação do mosquito, além do fato de nosso município receber um grande fluxo de turistas de várias regiões, inclusive infestadas e com transmissão das doenças, o que nos mantém em alerta”, destacou.

 

 

 

Como é feito o trabalho de monitoramento de pontos estratégicos:

 

 

De acordo com a equipe do programa municipal, o trabalho de rotina já é realizado regularmente nos cemitérios, pois são pontos estratégicos. As inspeções de vigilância são realizadas de 14 em 14 dias nos 13 cemitérios da cidade, onde são verificados os locais/recipientes com acúmulo de água. Quando identificada a presença de larvas fazem a coleta para identificação.