Castramóvel já atendeu mais de 150 animais em três dias
Nos três primeiros dias de ações na cidade, o Castramóvel já atendeu mais de 150 animais, entre cães e gatos.
Os dados, ainda iniciais, foram divulgados pela Secretaria de Pesca e Agricultura, através da Gerência do Bem Estar Animal. O mutirão teve início na última sexta-feira, 24, no pátio do Ginásio de Esportes Bertholdo Werner com a castração de 40 cães pela manhã e 20 gatos no período da tarde.
Já no sábado e domingo, os trabalhos se concentraram no bairro Portinho e redondezas. (Veja os locais abaixo).
Segundo a pasta, durante os dias foram mais de 200 pessoas que visitaram o evento, incluindo ONG’s da cidade de Jaguaruna que estiveram acompanhando os trabalhos com o objetivo de compreender melhor programa.
“Ao todo tivemos cerca de 160 animais castrados em três dias. Número que irá chegar aproximadamente em 1.450 animais, assim que concluir as duas etapas”, comemora o secretário, Dener Nascimento.
Todos os animais são submetidos a triagem anterior para analisar a condições da cirurgia. Além disso, recebem gratuitamente medicação em kit com remédios e pomada, mais colar de proteção após a castração.
O Castramóvel é um programa de controle populacional de cães e gatos, oferecendo castração gratuita de animais por meio de um procedimento cirúrgico a ser realizado por um médico veterinário na unidade móvel veterinária.
Para que o projeto saísse do papel, um convênio foi assinado entre o Governo Municipal e o Ministério de Meio Ambiente, com recursos viabilizados através de duas emendas parlamentares federais e estaduais, no valor total de R$250mil.
Segunda etapa da campanha: “Castração é um ato de amor”
Já a segunda etapa, irá ocorrer com 825 castrações a mais por meio clínicas: trata-se do maior programa de mutirão de castração da região Sul.