Mais de 300 animais já foram castrados pelo município

Com atendimentos nos bairros Cabeçuda e Barbacena, o município encerrou neste final de semana mais uma etapa do mutirão de castração.

Segundo a Secretaria de Pesca e Agricultura, através da Gerência do Bem Estar Animal, já foram mais de 300 animais, entre cães e gatos atendidos. O objetivo é realizar aproximadamente 1.450 castrações em vários bairros da cidade durante o mês de março.

O Castramóvel é um programa de controle populacional de cães e gatos, oferecendo castração gratuita de animais por meio de um procedimento cirúrgico a ser realizado por um médico veterinário na unidade móvel veterinária.

“Ficou provado que a política pública de castração é realmente uma necessidade. Nós conseguimos ver que a população realmente precisa e com essa ação se torna muito mais eficaz quando levamos aos bairros. Atendemos pessoas que talvez nunca teriam condições de estar realizando a castração do seu animalzinho”, celebra o secretário de Pesca e Agricultura, Dener Vieira.

Os procedimentos são realizados após triagem anterior para analisar a condições da cirurgia. Além disso, todos os animais recebem gratuitamente um kit com remédios e pomada, além de um colar de proteção após a castração. As castrações são realizadas por profissionais capacitados e em clínicas habilitadas para o procedimento.

Todos os atendidos nessa primeira etapa já foram previamente cadastrados. Para a segunda etapa, ainda sem data definida, os atendimentos ocorrerão em clínicas conveniadas com o município. Serão mais 825 castrações.

Para quem deseja participar já pode se inscrever diretamente na sede da Gerência do Bem Estar Animal, no Centro Administrativo Tordesilhas ou pelo WhatsApp 3644-0013.

A ação também tem chamado a atenção de entidades não governamentais da região que foram ao local para entender a metodologia e formato, na intenção de replicar a atividade em suas localidades.

O Mutirão de Castração é resultado de um convênio entre o Governo Municipal e o Ministério de Meio Ambiente, com recursos viabilizados através de duas emendas parlamentares federais e estaduais, no valor total de R$250mil.

Datas do Mutirão de Castração

09/03 – Progresso (Pátio do Ginásio de Esportes Bertholdo Werner) para Progresso, Campo de Fora, Esperança, Centro, Morro da Glória e Laguna Internacional;

10/03 – Passagem da Barra (Pátio da Igreja Católica), para Campos Verdes, Passagem da Barra, Ponta da Barra, Teresa, Cigana, Canto da Lagoa, Farol, Santa Marta Pequena e Galheta;

11/03 e 12/03 – Magalhães (Praça Polidoro Santiago em frente ao CRAS) para Magalhães, Mar Grosso, Navegantes, Ponta das Pedras e Vila Vitória;

15/03 – Caputera (Pátio da Igreja), para Perrixil, Caputera, Estreito e Praia do Sol;

16/03 – Barranceira (Posto de Saúde da Barranceira), para Bentos e Barranceira.