Comitiva visita monumento de Anita, em Roma
Um grupo de representantes de várias cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como Laguna, Mostardas, Imbituba, Sombrio, Balneário Gaivota, Anitápolis, Anita Garibaldi e Brusque estão na Itália no projeto Anita Fidélis, promovido pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi, de Laguna (CulturAnita).
Esse projeto, celebrado com o Centro Studi Olim Flaminia, de Cesena, Itália, tem por finalidade transformar a catarinense Anita Garibaldi em um ícone mundial na luta pela igualdade feminina.
A comitiva iniciou nesta sexta-feira, 10, uma extensa programação. Pela manhã foram recepcionados em Roma por membros da Associazione Nazionale Veterani Reducci Garibaldini (ANVRG), presidida pela Sra. Annita Garibaldi Jallet, e pela embaixada brasileira na Itália.
Do aeroporto, a delegação foi diretamente ao monumento de Anita no Monte Gianicolo, onde está sepultada a heroína, ocasião em que as guardiãs de Anita depositaram em seu túmulo uma coroa de flores e entoaram seu hino em italiano. Na cerimônia estava presente, também, o cineasta italiano Luca Crescenti, premiado no Festival de Cinema Internacional no Uruguai pelo filme Anita.
Na sequência, a comitiva foi recebida por diversas autoridades italianas na Porta de San Pancrácio, junto à antiga muralha de Roma onde Anita lutou em defesa da República Romana.
Após, se dirigiram ao grande Museu do Ressurgimento Italiano, onde tiveram oportunidade de visualizar um grande acervo de objetos de uso pessoal de Giuseppe Garibaldi. Em seu discurso o prefeito de Laguna, Samir Ahmad, agradeceu a calorosa recepção e reforçou o convite para que todos visitem Laguna.
Já o diretor do CulturAnita, Adilcio Cadorin, aproveitou a ocasião para solicitar à embaixada brasileira apoio do Governo à realização e divulgação, na Itália, do evento Tomada de Laguna 2023.
Com informações do CulturAnita