Laguna tem nova irmã na Itália: Rieti

Dando prosseguimento a programação elaborada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), que coordena a viagem de autoridades de diversos municípios catarinenses às cidades italianas ligadas à história de Anita, foi celebrado neste domingo, 12, o gemellaggio, acordo para as cidades de Laguna e Rieti se tornarem irmãs.

A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares de toda a província de Rieti, e foi realizada junto ao histórico prédio da Câmara de Vereadores, quando os dois prefeitos, de Rieti e de Laguna, fizeram suas manifestações no sentido de realizar convênios para promover intercâmbios nas áreas de turismo, educação, cultura e economia.

Rieti aplaude vídeo da Tomada de Laguna

Após a troca de bandeiras, foi exibido um vídeo institucional da cidade de Laguna e um vídeo do espetáculo ‘A Tomada de Laguna’, tendo sido convidados todos os presentes para a nova edição do evento em 2023.

Na ocasião, o prefeito da cidade de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, representando o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, também entregou ao prefeito de Rieti documento cumprimentando e agradecendo, além de colocar o Estado à disposição da província. Coube às guardiãs de Anita finalizar a solenidade cantando o Hino de Laguna, amplamente aplaudido por todos.

Primeiros resultados

Um primeiro acordo firmado neste domingo, graças ao gemellaggio, prevê um curso avançado em gastronomia a ser ministrado em Laguna pela equipe do consagrado cheff e empresário italiano Elia Grillotti, que, com financiamento do governo italiano, forma cheffs e maîtres nessa área na Itália. O curso foi definido por Grillotti e pelo prefeito Samir Ahmad, com a intermediação da reitora do Centro Universitário de Brusque/ UNIFEBE, Rosemari Glatz, e poderá ser realizado ainda este ano.

Após, a comitiva se dirigiu à cidade de Greccio, onde foi recepcionada pelo prefeito Emiliano Fabi junto ao Santuário de São Francisco. Ali, novamente foram feitos convites para celebração de convênios, sendo entregue aos participantes vasto material publicitário da economia de Laguna e seus eventos.

Italianos homenageiam lagunense e propõem novos convênios

No sábado, 11, a comitiva participou de atos de consolidação das relações institucionais que o CulturAnita possui com a Associazione Culturale Reatina Domenico Petrini.

Em virtude do grande interesse que a cidade de Rieti possui na preservação da memória de Anita Garibaldi, a presidente Daniela Accuti entregou títulos honorários à sra. Anita Garibaldi Jallé e ao biógrafo de Anita, Adílcio Cadorin, em reconhecimento aos trabalhos até então realizados por ambos como historiadores, convidando o CulturAnita para que novos projetos e convênios sejam firmados e realizados entre as duas instituições, num esforço para aproximar ainda mais as cidades brasileiras e italianas ligadas à história de Anita.

Com informações do CulturAnita