Conheça a equoterapia, tratamento gratuito oferecido pela prefeitura

“Meus filhos melhoraram muito a coordenação motora e a atenção. Além disso, passaram a ter um carinho muito especial pelos animais”. Essas palavras refletem a gratidão que o programa de tratamento com equoterapia traz para Wilian Silva, 40 anos.

Morador de Cabeçuda, ele é pai de Pedro Augusto, 5 anos e Luis Otávio de 13, que fazem o acompanhamento uma vez por semana no espaço Equo Sonho, em Barbacena. Totalmente gratuito, o projeto da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, utiliza um método terapêutico e educacional com cavalos, no qual abrange saúde, educação e equitação, auxiliando no desenvolvimento biopsicossocial com pessoas com deficiência.

A equoterapia em geral tem como objetivo principal proporcionar atendimento para pacientes que possuem Transtorno de Déficit De Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e Transtorno de Espectro Autista (TEA).

“Nossa equipe hoje é composta por fisioterapeutas, equitadores, professores de educação física, pedagoga, psicóloga, auxiliares laterais e médico veterinário. Temos essa parceria com a prefeitura e a Secretaria de Saúde, atendendo em média 23 crianças toda semana. Mais de 90% do nosso público atualmente são crianças autistas, com déficit de atenção e TOD”, destaca a fisioterapeuta do espaço, Ana Paula Damiani.

Iniciado em novembro de 2021, o programa vem alcançando bons números e com fila de espera para novos adeptos. “O cavalo na equoterapia acaba sendo um parceiro na terapia. Ele tem o que chamamos de movimento tridimensional, focando na amplitude e frequência da sua passada, assim, com a dinâmica da movimentação, intenciona o equilíbrio, coordenação motora, além de estimular também a autoconfiança e a autoestima”, finaliza a profissional.

Os pacientes que tiverem indicação para praticar a equoterapia, devem procurar suas unidades de saúde, para assim serem encaminhados para avaliação e em seguida as sessões.