Laguna é premiada durante Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes realizado em Criciúma

Laguna foi premiada nesta quinta-feira, 23, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da região realizado em Criciúma.

O reconhecimento veio por conta da instalação dos totens digitais informativos em pontos estratégicos da cidade. Doze prefeitos do Sul Catarinense foram selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD) para o recebimento do título de Prefeito Inovador 2023.

Os totens estão instalados em quatro pontos da cidade: Igreja Matriz, Casa de Anita, Mercado Público e no Centro Administrativo Tordesilhas, prédio onde fica grande parte das secretarias do município.

“Buscamos essa iniciativa como uma forma de divulgar o calendário de eventos da cidade, além de ser um novo ponto de informações para o lagunense e turista”, destaca o prefeito Samir Ahmad.

Os equipamentos têm como finalidade de divulgar, informar, orientar e entreter com informações como horário, previsão do tempo, eventos na cidade, projetos e institucionais.

O evento foi realizado no auditório da Faculdade Senac e contou com a presença prefeitos, gestores e servidores de 40 prefeituras e abordou soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos.

Para a seleção dos projetos, foram considerados diversos fatores entre eles a utilização da tecnologia e inovação de forma estratégica na gestão pública através de ações implantadas na atual gestão (2020-2024) e que estão contribuindo na melhoria da prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe.

“Valoriza os gestores que estão utilizando a tecnologia como estratégica para tomada de decisão e facilitar a vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Câmeras OCR

Ainda durante o evento, o prefeito Samir Ahmad foi convidado para discursar sobre a implantação de câmeras OCR no município.

Elas podem ser integradas ao sistema de monitoramento e vigilância da Guarda Municipal, fornecendo dados precisos e em tempo real dos veículos, incluindo número da placa, marca, modelo do carro e cidade.

“Através dessa nova ferramenta já conseguimos recuperar quatro veículos com registro de furto. Também auxiliamos as policias Civil e Militar em outros trabalhos investigativos”, salienta o prefeito.

Além disso, é possível criar um alerta com a placa do veículo que foi roubado ou furtado e, ao passar pelo ponto de monitoramento.