Reforma tributária é debatida durante 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Um dos principais temas debatidos durante a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a reforma tributária, foi o centro dos debates e palestras no encontro. O projeto, que está no Congresso Nacional, e é uma das prioridades do Governo Federal para esse ano.

 

O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), tem a presença do prefeito de Laguna, Samir Ahmad e reúne gestores de todo o Brasil até esta quinta-feira, 30.

 

“A maior parte da arrecadação vai para a União, os estados ficam com outra grande fatia e a menor parte vem para a administração municipal. Defendemos uma mudança simplificada no sistema e que garanta a saúde financeira das cidades”, destaca o prefeito que ainda vai se encontrar com deputados e senadores do estado, e deve visitar os ministérios.

 

Pautas como turismo, mobilidade e transporte público, marco da transição energética, cidade empreendedora, saneamento básico, pacto federativo e cidade sustentável também estão sendo debatidas na Marcha.

 

“São assuntos bem atuais e que com certeza trarão frutos para o desenvolvimento das cidades. Além disso, ouvimos aqui dos representantes da Fecam que as obras do Plano 1000 e convênios estaduais estão sendo reanalisadas e em breve devem ser retomadas”, finaliza Samir.

 

Na oportunidade, foi entregue o projeto de uma rua coberta para a Ponta da Barra ao deputado federal Fábio Schiochet que auxiliará na captação de recursos. O secretário de Turismo, Mário Bongiolo também participou do ato.

 

O prefeito, que está representando a Amurel, retorna a Laguna nesta quinta. A 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tem como objetivo fomentar o debate sobre a autonomia municipal, a descentralização do poder e o fortalecimento dos municípios brasileiros.