Lei institui 6 de janeiro como o Dia de Terno de Reis em Laguna
Em publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 3, a Prefeitura de Laguna instituiu o dia 6 de janeiro como o Dia de Terno de Reis no município, uma das festividades mais tradicionais da fé cristã, também celebrada no município.
A data católica resgata a história percorrida pelos Três Reis Magos, que de acordo com os costumes, atravessaram todo o Oriente à procura do menino Jesus para presenteá-lo com ouro, mirra e incensos.
Entre os lagunenses, a festa religiosa é comemorada com uma longa caminhada pela cidade enquanto fiéis tocam e cantam músicas alusivas à data. Em Bentos, o Terno de Reis Estrela Guia mantém a tradição ainda presente na comunidade (foto).
A iniciativa “pretende tornar o Terno de Reis – manifestação cultural com 275 anos de tradição em Laguna e no estado de Santa Catarina – patrimônio cultural imaterial da cidade, a fim de efetuar o resgate desta prática cultural coletiva no município, uma vez que tal manifestação lida com o risco de arrefecer-se em detrimento de diversas circunstâncias espaço/temporais às quais a sociedade lagunense tem se submetido nos últimos anos”, diz um trecho da justificativa da Lei aprovada na Câmara de Vereadores.
As comemorações referentes a data ficarão sob responsabilidade das comunidades que mantém essa tradição cultural, podendo contar com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Lagunense de Cultura (FLC).
“Terno de Reis é uma tradição da religião católica, mas também é uma ação cultural, reúne pessoas com o propósito de levar alegria às famílias da cidade”, afirma Vanere Almeida, presidente da FLC.
Veja uma apresentação, clicando aqui.
Conheça:
A tradição de homenagear a saga dos três reis magos através de cantorias é uma herança trazida pelos açorianos, na segunda metade do Século XVIII, período que marca a chegada desse povo e os primórdios de sua colonização em Santa Catarina.
Os costumes seguem preservados até os dias de hoje em diversas cidades, sobretudo, em Laguna – a segunda cidade mais antiga do nosso estado – por meio da atuação de centenas de grupos culturais cujo trabalho de manutenção e avivamento cultural irrefreável torna Santa Catarina o estado mais atuante na solidificação das tradições açorianas em todo o país.
Em termos musicais, os instrumentos usados nas cantorias são: o violão, a viola, a gaita, o tambor e o violino (conhecido também por rabeca), podendo variar de um grupo para o outro.
O Terno de Reis é uma tradição adaptada das festas populares lúdicas lusitanas que canta a notícia do nascimento de Jesus durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro.
A lei foi inspirada no exemplo de algumas cidades litorâneas de Santa Catarina, como Navegantes, Itajaí, Penha e Florianópolis, que já foram bem-sucedidas em tornar esta prática patrimônio cultural imaterial, busca por este reconhecimento também aqui, uma vez que, trata-se, portanto, de um bem cultural de natureza imaterial que remonta às origens históricas do povo lagunense. Fruto das tradições açorianas, sem dúvida, é forte referência à identidade e à memória dos grupos étnicos formadores do povo de Laguna.