Cadastro Único: saiba o que é, para que serve, regras, como se cadastrar e atualizar o dados.

O CadÚnico, instrumento para a seleção e inclusão de famílias de baixa renda em programas, serviços e benefícios federais, estaduais e municipais, está passando por uma manutenção com o objetivo de regularizar os cadastros que identificam a situação financeira e familiar dos beneficiários. Por conta disso, a Secretaria de Assistencia Social alerta aos beneficiários sobre a necessidade de manter o cadastro sempre atualizado, respeitando o tempo limite de dois anos entre as atualizações, ou informando sempre que houver uma mudança na composição familiar.

As atualizações cadastrais podem ser realizadas no CRAS I e II, das 8h às 18h.

Para fazer essa atualização, os beneficiários devem apresentar os seguintes documentos: identidade; Cadastro de Pessoa Física (CPF); título de eleitor; comprovante de residência (preferencialmente a conta de energia); certidão de nascimento das crianças da casa; e a certidão de nascimento ou casamento.

O QUE É O CADASTRO ÚNICO?

O CadÚnico (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o Governo Federal conheça melhor a realidade socioeconômica da população.

PARA QUE SERVE?

O Cadastro Único é o instrumento para a seleção e inclusão de famílias de baixa renda em programas, serviços e benefícios federais, estaduais e municipais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão desses benefícios.

COMO SE CADASTRAR?

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.

O cadastro deve ser feito nos CRAS I e II – Centros de Referências de Assistência Social, que oferecem o  Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, com equipes compostas por coordenador, assistentes sociais, psicólogas, educadores sociais, agentes de proteção social, motoristas, auxiliares de serviços gerais e psicólogos.

O cadastramento não significa a inclusão automática em programas sociais. Esses programas usam as informações do Cadastro Único, mas são gerenciados por outros órgãos (exemplo: Bolsa Família é concedido pelo Governo Federal).

QUEM PODE SE CADASTRAR?

– Famílias de baixa renda com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;

– Famílias com renda mensal familiar maior que meio salário mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão de programas sociais nas três esferas do governo.

Endereços e contatos:

CRAS I

Endereço: Rua Oscar Guimarães Pinho, 109 – bairro Magalhães (ao lado do Asilo Santa Isabel)

Fone: (48) 3646-2501 – Email: crasvila@gmail.com

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

CRAS II

Endereço: Rua Saul Ignácio Martins, s/n, bairro Portinho

Fone: (48) 3644-2642 – Email: cras2@laguna.sc.gov.br –

Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 18h

Bairros de abrangência do CRAS ICentro, Cigana, Canto da Lagoa, Campos Verdes, Campo de Fora, Esperança, Farol de Santa Marta, Magalhães, Morro da Glória, Mar Grosso, Navegantes, Progresso, Ponta da Barra, Ponta das Pedras, Passagem da Barra, Santa Marta Pequena, Vila Vitória.

Bairros de abrangência do CRAS IIBarbacena, Portinho, Mato Alto, Jardim Juliana, Cabeçuda, Barranceira, Bentos, Caputera, Perrixil, Estreito, Nova Fazenda, Itapirubá, Praia do Sol, Praia do Gi, Bananal, Morro Grande, Figueira, Ponta do Daniel, Parobé, Ribeirão Pequeno, Ribeirão Grande e Madre.