Novas placas de trânsito serão instaladas para regularizar estacionamentos no Centro Histórico

O Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Departamento de Trânsito e Guarda Municipal, realizou uma reunião nesta quarta-feira (21), com o objetivo de solucionar alguns conflitos e irregularidades em pontos específicos das vagas definidas do estacionamento rotativo no Centro Histórico.

Em operação desde o dia 12 de junho, o novo sistema de estacionamento rotativo está regulamentando 635 vagas para veículos. Porém alguns pontos específicos, como nas proximidades da Fonte da Carioca, Posto de Saúde/Unidade Central, Colégio Militar, Angeloni, entre outros pontos precisarão de reforço na instalação de novas placas de trânsito.

Ao final da reunião, foi definida a instalação de uma placa de trânsito de curta duração (20 minutos) em frente à Fonte da Carioca. Em frente à Unidade Central de Saúde, serão reforçadas novas placas para idosos, portadores de necessidades especiais e um de curta duração para paradas rápidas.

Em outros locais do Centro Histórico, onde foram detectadas irregularidades, serão instaladas novas placas de orientação, além da pintura de trechos que sinalizam permissão para estacionamento.

“O objetivo dessa reunião é reforçar a necessidade de ampliação da fiscalização, ampliar a orientação através da instalação de novas placas de trânsito e melhorar a organização do trânsito no centro”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Econômico,  Natanael Wisintainer.

Saiba como está funcionando o estacionamento rotativo em Laguna:

Com o início oficial nesta segunda-feira, 12, o novo sistema de estacionamento rotativo já tem uma sede fixa para atender o cidadão, em Laguna.

Os usuários que precisarem de atendimento presencial específico podem procurar a empresa Zona Azul Brasil, responsável pela implantação, gestão, operação, exploração e manutenção do estacionamento público rotativo pago de veículos no município na rua Osvaldo Cabral, 57, esquina com a Voluntário Benevides, no Centro Histórico. O atendimento ocorre em horário comercial.

Além disso, há um telefone gratuito para obter informações pelo 0800-591-7366, ou ainda pelo WhatsApp (11) 99774-8129 ou por e-mail faleconosco@zonaazulbrasil.com.br.

Recentemente, todos os monitores passaram por treinamento nas ruas do Centro Histórico e também realizaram a entrega de materiais informativos, além de tirarem dúvidas dos usuários.

No material impresso é possível conhecer as tarifas que serão cobradas e o tempo de tolerância de até 10 minutos para que o usuário adquira um ticket avulso, por exemplo. Além disso, a ativação pode ser feita via aplicativo, em pontos de venda pelo comércio local, pix avulso, conta pré-paga (0800 e SMS), cartão pré-pago, débito automático e nos parquímetros.

De acordo com a empresa, após os 10 minutos, será cobrado tarifa de pós-uso no valor de R$ 5 (tarifa máxima de automóvel) para pagamento em até 2 horas. Passado este prazo, regularização no valor de R$ 22,50 a ser feita em até 3 dias úteis.

Pontos de vendas autorizados

Alguns estabelecimentos comerciais no Centro Histórico são pontos de vendas autorizados: Sapataria Pise Bem, Vasos Velasques, Ki-Lojao,Doca 3 Gastrobar, Fazenda ao Mar, Farmácia União, Jc Store, Jb Joias, Fant e Mundo Das Pedras, Laguna Telecom, Lapa Presentes, Uai Fishing, Barão Moda Masculina, Infinity Cell Laguna, N&S Solucões Financeiras, Spazio Donna Belle, Pé de Pano, Rei das Capas, Rodrigues Advocacia, Setec, Recanto Bike, Laguna Farma, Relojoaria Joalheria e Ótica Werner, Leampolly Doces e Salgados e Zona Azul Brasil Recepção Laguna.

Aplicativo

O aplicativo Sigapay já está disponível para download nas lojas Google Play e App Store. A ferramenta é mais uma opção para facilitar os usuários do novo sistema de estacionamento rotativo de Laguna. A ferramenta também pode ser baixada através do site www.sigapay.com.br.

Pelo sistema é possível adquirir um ticket avulso via pix, após realizar um rápido cadastro com os dados solicitados, como nome completo, telefone, cidade, placa do veículo e tempo desejado.

Ao todo, são 635 vagas de estacionamento disponíveis, incluindo vagas para carga e descarga, no Centro Histórico do município. O sistema de estacionamento rotativo funciona em dias úteis, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Feriados e Domingos não funciona.

As tarifas são de R$ 1,25, por 30 minutos; R$ 2,50, por 60 minutos; R$ 3,75, por 90 minutos e R$ 5, por 120 minutos.

Já as motocicletas têm locais específicos para estacionamento, sem cobrança. Caso o veículo esteja em local irregular poderá sofrer sanções como multa e remoção do mesmo. Placas informativas serão instaladas indicando os pontos corretos.

Vaga para idosos

Os veículos estacionados nas referidas vagas, tem a obrigação de portar no painel a ‘CREDENCIAL DE IDOSO” pessoal e intransferível. Isenção de até 1 hora por vaga e por dia.

Vaga para deficientes

Os veículos estacionados nas referidas vagas, tem a obrigação de portar no painel a ‘CREDENCIAL DE PESSOA COM NECESSIDADE ESPECIAL’ pessoal e intransferível. Isenção de até 1 hora por vaga e por dia.

Vaga para carga e descarga:

Autorizado para veículos do tipo carga e descarga com capacidade de 1 a 5 ton. em exclusivo exercício de sua função, conforme regulamentação municipal. Isenção de até 30 min por dia e por vaga, desde que estejam nas referidas vagas.

Vagas rápidas:

Veículos estacionados nessas vagas tem isenção de até 15 minutos, desde que com o pisca alerta ligado. Só podendo ser ocupadas por veículos do tipo automóvel. Motocicletas, motonetas (e outros veículos desta espécie) e caminhões não podem utilizar esta vaga.

Tempo máximo de permanência em cada vaga:

Duas horas.