CARNAVAL

CARNAVAL DE LAGUNA

 

 

Considerado um dos melhores do Sul do país, o Carnaval de Laguna surgiu no início do século XX, fruto do entusiasmo de uma figura lagunense repleta de carisma: o sr. “Zé Pereira”. Ele carregava um bumbo, uma caixa de rufo e um par de pratos, inspirado por um português que costumava fazer o mesmo no Rio de Janeiro. Em seguida, foram fundadas algumas Sociedades Carnavalescas, destacando-se dentre elas: “Tenentes do Diabo” e “Guaranis”.

 

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, na década de 40, o Carnaval de Laguna ganhou novas dimensões, tornando-se a maior manifestação cultural e turística de Santa Catarina. Com o surgimento de novos Blocos de Salão e de rua e a fundação das Escolas de Samba, influenciadas pelo Carnaval do Rio de Janeiro.

 

Dentre os blocos que se consolidaram na cidade, estão: Pingos e Respingos, Bola Preta, Bola Branca, Bola Azul, Pingo de Prata, Pingo de Ouro.

 

Segundo o historiador e pesquisador lagunense Antonio Carlos Marega: “No início, surgiram os primeiros blocos carnavalescos, os bailes nos clubes da cidade e os famosos ‘corsos’, que ficaram muito populares. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas. As Escolas de Samba surgiram a partir de 1946, com a fundação do Clube Carnavalesco Xavante”.

 

Em 1947, foi fundado o bloco (hoje, Escola de Samba) “Brinca Quem Pode”. Em 1958, foram fundadas a “Sociedade Recreativa e Cultural Escola de Samba Vila Isabel”, seguida do “Grêmio Carnavalesco Os Democratas”. Já em 1980, é a vez da fundação do “Grêmio Recreativo e Cultural Mocidade Independente.

 

Hoje, o Carnaval de Laguna se divide em dois segmentos: O Desfile Oficial de Escolas de Samba que, assim como pré-Carnaval, ocorre no Centro Histórico e os Blocos de Rua, que acontecem no bairro Mar Grosso, dentre os quais, destaca-se o mais tradicional: O Bloco da Pracinha, com mais de 50 anos de tradição. Atualmente, o Bloco da Pracinha reúne mais de 300 mil pessoas.

 

Tanto as manifestações carnavalescas que ocorrem no Centro Histórico quanto as que acontecem no bairro Mar Grosso recebem turistas e foliões não apenas das mais variadas regiões brasileiras, mas de diversos países, sobretudo, da América Latina, América do Sul e Europa.

 

Depois de um lapso de 10 anos, a Prefeitura de Laguna, por meio da Fundação Lagunense de Cultura, trabalha no resgate do pré-Carnaval (que não acontece há 2 anos, em função da Pandemia e este ano, aconteceu nos dias 08, 09, 10 e 11 de fevereiro com o maior sucesso) e, principalmente, no resgate do Desfile Oficial das Escolas de Samba de nossa cidade, o que, com alegria, deve voltar a acontecer neste dia 17 de fevereiro de 2023, devolvendo a Laguna o título de um dos melhores Carnavais do Sul do Brasil.

 

 

FONTE: LIVRO “CARNAVAL CATARINENSE E SUAS CIDADES”