Patrono da imprensa catarinense, Jerônimo Coelho será homenageado em Laguna

Integrando as comemorações da 41ª Semana Cultural, o Dia da Imprensa Catarinense será lembrado em 28 de julho, em Laguna.

Organizado pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), e Jornal de Laguna, com apoio da Prefeitura de Laguna, e Maçonaria, o encontro, que já é realizado há 20 anos na cidade, lembra o lagunense Jerônimo Coelho, patrono da imprensa catarinense e fundador do primeiro jornal de Santa Catarina, ‘O Catharinense’.

As comemorações ocorrem na Praça Jerônimo Coelho, no Centro Histórico, a partir das 10h. Na programação, apresentação da Sociedade Musical União dos Artistas e a presença do presidente do Grupo ND de Comunicação, Marcello Petrelli, do jornalista Moacir Pereira, além de autoridades locais, regionais e integrantes da imprensa.

A programação oficial deve ser divulgada em breve.

Sobre Jerônimo Coelho

Catarinense, nascido em Laguna no dia 30 de setembro de 1806, Jerônimo Coelho serviu, durante 41 anos, em diversos corpos de artilharia e engenharia. De personalidade marcante, decidida e empreendedora, foi incumbido de inúmeras comissões, as quais desempenhou com grande sucesso, como a reforma do ensino militar, a restauração do Hospital Militar da Corte, e a criação da Escola Central que veio a se transformar, posteriormente, em Escola Nacional de Engenharia.

Destacou-se pelo grande senso de responsabilidade e seriedade no trato dos recursos públicos. Teve forte atuação no poder executivo e como Ministro de Guerra atuou com determinação para estabelecer as condições de paz com os revoltosos farroupilhas.

Jerônimo Francisco Coelho era um estrategista nato, e todas as suas ordens eram completas, detalhadas e precisas. Em 1858 renuncia ao Ministério, por questões de saúde. No mesmo ano, entretanto, é designado Vogal do Supremo Conselho Militar de Justiça.

Defensor das ideias liberais, o que provavelmente lhe abriu as portas da Maçonaria, fundou a Primeira Loja Maçônica de Santa Catarina, que se denominou Concórdia. Participou ativamente do movimento maçônico, em oposição liberal a D. Pedro I, solicitando punição aos “lusitanos reacionários”. É neste momento conturbado que retorna a Desterro, semeando ideias e lançando o primeiro jornal na capital – “O Catharinense”.

Rapidamente, Jerônimo Coelho assume posição de liderança política na Província, sendo eleito quatro vezes Deputado Provincial e três Deputado Geral. Recebeu várias distinções honoríficas, destacando-se a de Conselheiro da Coroa, Comendador da Ordem Militar de São Bento de Avis e da Imperial Ordem da Rosa.

Jerônimo Francisco Coelho é homenageado com um monumento na Praça XV de Novembro, em Florianópolis e no Centro Histórico de Laguna, e com o seu nome em uma das ruas centrais da cidade; é também, patrono do educandário em Laguna, sua terra natal, e também da Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho – TV Cultura SC, a única televisão pública do estado catarinense.

A maçonaria catarinense reverencia o seu nome, denominando duas de suas lojas simbólicas: uma da jurisdição do Grande Oriente de Santa Catarina e, outra, subordinada ao Grande Oriente do Estado de Santa Catarina, ambas em Florianópolis

Após uma vida exemplar, tanto pessoal, quanto profissional, Jerônimo Coelho veio a falecer em 1860 em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Semana Cultural

Em sua 41ª edição, a Semana Cultural de Laguna (Entre Memórias e tradições) celebra os 347 anos do município entre 22 a 29 de julho e homenageia o historiador Antônio Carlos Marega.

Na programação, que será divulgada em breve, terá a Noite do Samba, exposição fotográfica e de artesanato, apresentações culturais, encontro de Boi de Mamão e de bandas e muito mais. No dia 29 de julho, aniversário da cidade, tem o tradicional corte do bolo e homenagem a Domingos de Brito Peixoto, fundador de Laguna.

As atrações se concentram no Cine Teatro Mussi, Praça República Juliana e Mercado Público.

Foto: Secom PML