Prefeitura busca soluções para evitar inundações na região da ilha

Assim como em outras cidades, Laguna também enfrenta desafios em relação aos canais de drenagem em alguns de seus bairros. Recentemente, a prefeitura deu início a mais uma etapa no processo de pós-chuvas, focando na desobstrução de uma vala de aproximadamente 2 km de extensão.

Essa vala, que passa entre residências, áreas e produtores rurais, tem sido responsável pelas inundações nos bairros Campos Verdes, Passagem da Barra e Ponta da Barra.

A comunidade local tem reivindicado essa ação há anos, já que a falta de limpeza e desassoreamento resulta em transbordamentos que causam problemas significativos, aumentando a probabilidade de inundações e prejuízos, tanto para a vida quanto para a propriedade dos moradores.

“A vala, com cerca de 2 km de extensão, não recebeu limpeza ou desassoreamento há bastante tempo, levando a riscos civis significativos. Certamente, vamos analisar o contexto e fornecer as fundamentações jurídicas que respaldam o poder público na execução de todas as obras para evitar riscos civis de inundações e colocar em risco a vida das pessoas”, destaca o secretário de Pesca e Agricultura, Dener Vieira.

Os técnicos biólogos e o corpo técnico da Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) estudaram o local minuciosamente e concluíram que, por se tratar de uma drenagem, não é necessário a obtenção de licenciamento, pois está fora dos parâmetros exigidos pela lei para esse tipo de medida.

Fotos: Secom/PML