Prefeitura finaliza limpeza e desobstrução de vala na Passagem da Barra

Uma antiga reivindicação de moradores da Passagem da Barra foi concluída pela Prefeitura de Laguna essa semana.

Através da Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) e Defesa Civil municipal, foram concluídos os trabalhos de limpeza e desobstrução da vala de drenagem da comunidade.

O local não recebia manutenção mais rigorosa há um bom tempo e com o passar dos anos diversos pontos do curso d’água ficaram assoreados e obstruídos, ocasionando episódios de transbordamento e inundação nas áreas adjacentes, colocando a comunidade em risco físico e sanitário.

Após ouvir moradores, técnicos estiveram no local visualizando as condições da vala de drenagem. Posterior a isso, uma reunião foi realizada entre Secretaria de Planejamento, Obras, Sepagri e Defesa Civil para definição de estratégias de ação e etapas de trabalhos para realizar a desobstrução e limpeza como também para futura canalização do curso d’água.

Iniciado em 05 de junho, as ações mobilizaram um efetivo de 13 pessoas, entre técnicos e profissionais de limpeza, além de uma retroescavadeira e uma escavadeira. Após 10 dias, num total de 140 horas de máquinas trabalhando, a atividade foi concluída com sucesso no início dessa semana.

Segundo a Sepagri, foram desobstruídos aproximadamente 650 metros da vala de drenagem, propiciando uma maior capacidade de escoamento das águas e reduzindo significativamente os riscos de alagamentos, propiciando um ambiente mais seguro e saudável para os moradores.

Após a conclusão da etapa inicial, as pastas envolvidas seguem na organização e definição de cronogramas para dar continuidade às atividades e canalização da referida vala.