Prefeitura reúne moradores para ouvir demandas da região da ilha
O prefeito Samir Ahmad, acompanhado de representantes da Procuradoria, além das secretarias de Planejamento, Saúde, Turismo, Educação, Assistência Social Obras e Casan foram recebidos nesta quinta-feira, 14, por moradores do Farol de Santa Marta.
O encontro, realizado no salão paroquial, foi organizado pela Intendência Regional da Ilha para discutir demandas da comunidade e planejamento para temporada de verão.
O principal assunto da noite foi a obra revitalização do acesso ao Farol, que deverá ter a pavimentação asfáltica concluída neste sábado, 16. “A intenção é finalizar a obra com toda parte de sinalização viária, passeios e acessibilidade concluídas até novembro”, comentou a secretária de Planejamento, Gabriela Belmiro.
As lajotas retiradas do acesso serão reutilizadas para pavimentar outras ruas da comunidade, solicitada pelos moradores através da intendência. Após entrega dos pedidos será realizado o levantamento topográfico e projeto de drenagem das vias.
Recentemente, o prefeito Samir Ahmad solicitou junto a Marinha um convênio para revitalizar e melhorar o acesso à estrutura do Farol de Santa Marta. “Estamos aguardando a autorização oficial para melhorarmos o acesso ao Farol, mas já conseguimos abrir o espaço para visitação dos moradores e turistas, tornando-se mais um atrativo da comunidade”.
Preocupados com a temporada de verão, os moradores solicitaram a instalação de lixeiras, chuveiros, abrigos de passageiros, bancos e melhorias na iluminação pública. A Secretaria de Turismo e Lazer solicitou junto a Celesc o projeto extensão da rede elétrica desde a praia do Cardoso e está em fase de finalização do projeto de sinalização das praias e trilhas da região da ilha.
“Estamos apoiando e realizando diversos eventos durante o ano para garantir o lazer de toda região e para atrair os turistas. Recentemente, colaboramos com o evento de férias, estamos próximo da Semana Farroupilha e organizando o campeonato amador de surf que vai contemplar as praias da Tereza, Ypuã, Galheta e Cardoso. Além disso, o Réveillon 2024 no Farol está garantido e as licitações e contratações iniciarão em breve”, antecipa o secretário de Turismo, Mário Bongiolo.
Durante o encontro, o chefe da Casan de Laguna, Diego Rodrigues, apresentou as melhorias no abastecimento de água da região. “Melhoramos a estação de tratamento de água, aumentamos a reservação e já licitamos outro reservatório, com o dobro da capacidade, mas estamos aguardando as licenças ambientais para instalação”.
A companhia tem projeto para integrar todo o sistema de água da região da ilha. “Queremos ligar as comunidades desde a Ponta e Passagem da Barra até o Farol, melhorando a qualidade e a evasão da água”, completou Rodrigues.
O saneamento básico da região da ilha tem investimentos garantidos por parte da Casan, que está realizando estudos e discussões com os órgãos ambientais do município. “Começamos o projeto do zero, com a ideia de levar o esgoto para ser tratado na ETE da Vila Vitória, contemplando assim todas as comunidades”, finaliza.
Nesta sexta-feira, 15, a comunidade receberá a oficina participativa e avaliativa da revisão do Plano Diretor, que tem como objetivo ouvir os problemas e sugestões da região. O encontro será realizado às 19h no salão paroquial da prainha.