Provas do Saeb: professores participam de formação sobre instrumentos de avaliação externa

Na tarde desta sexta-feira, 14, aconteceu o segundo encontro de formação de professores tendo como público-alvo os docentes das turmas de 5º ano dos anos iniciais, turmas nas quais serão aplicadas as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no ano de 2023.

As dinâmicas de trabalho trazem consigo as orientações sobre as habilidades exigidas dos alunos na realização das provas e como devem ser trabalhadas na dinâmica e práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer das aulas.

Os professores participantes apresentam atividades já desenvolvidas com os seus alunos e relacionam os conteúdos teóricos da oficina às práticas em sala de aula. Os encontros serão desenvolvidos durante todo o segundo semestre e visam oportunizar a capacitação de professores e dos profissionais do apoio pedagógico no que diz respeito as avaliações externas de larga escala aplicadas nas escolas brasileiras.

As oficinas são ministradas pela secretária de Educação e Esportes de Laguna, Juliana Fagundes de Carvalho, com apoio da professora Geovana Pereira e secretária adjunta, Camila Candido Francisco.

“Essa é uma oportunidade muito rica em conhecimento. Conseguiremos sem dúvida, por meio desses momentos, aperfeiçoar ainda mais a prática docente em toda a rede municipal e nossos alunos serão os que mais ganharão com isso”, comenta a professora Geovana.

A aplicação da avaliação do Saeb está prevista entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país.

Saiba mais sobre o Saeb:

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições.