Profissionais da Educação participam do VIII Colóquio Regional de Ensino Religioso

Nesta sexta-feira, dia 10, professores e profissionais da educação participaram do VIII Colóquio Regional de Ensino Religioso com o tema: “Currículos e práticas pedagógicas não confessionais”, realizado na Udesc.

O colóquio proporcionou um ambiente enriquecedor, com nove oficinas pedagógicas abordando os temas:

Oficina 1: Manifestações Religiosas e Meio Ambiente

Ministrantes: Danubia Francisco Ramos e Mary Hellen Cruz David Soares (acadêmicas FURB-UNESC/Laguna)

Objetivo: Compreender as manifestações religiosas e suas relações com cultura , arte e o meio ambiente, promovendo respeito e valorização das diferentes tradições religiosas, por meio do conhecimento de animais, plantas e alimentos sagrados.

Oficina 2: Representações Religiosas na Arte

Ministrantes: Beatriz Machado Bristot, Greice de Deos Vieira e Patrícia da Silva Cardoso (acadêmicas FURB-UNESC/Laguna)

Objetivo: Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas, reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas.

Oficina 3: Mitos de Criação

Ministrantes: Greice de Deos Vieira e Joice de Souza Avelina Costa (acadêmicas FURB-UNESC/Laguna)

Objetivo: Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).

Oficina 4:  Contação de História como prática inclusiva nas aulas de Ensino Religioso

Ministrantes: Dunia Eliane do Nascimento da Silva e Litieli da Silva Moreira (acadêmicas FURB-UNESC/Laguna)

Objetivo: Reconhecer a contação de histórias como um recurso pedagógico para práticas inclusivas nas aulas de Ensino Religioso.

Oficina 5: Símbolos e Memórias

Ministrantes: Aline de Oliveira Vieira, Ângela Cristina Felisberto Antônio e Juliette de Oliveira Vieira (acadêmicas FURB-UNESC/Laguna)

Objetivo: Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns…) e os símbolos presentes nos variados espaços de convivência.

Oficina 6: Sambaquis como locais de memórias e rituais funerários

Ministrantes: Fabrício Rodrigues Costa, Francielle Barbosa Alfredo Fernandes e Joice de Souza Avelina Costa (acadêmicas/o FURB-UNESC/Laguna)

Objetivo: Reconhecer os sambaquis como locais de memórias e rituais funerários dos povos originários da região de Laguna/SC.

Oficina 7: Painel semântico como prática em sala de aula para o ensino inter-religioso

Ministrantes: Agda Bernardete Alano, Graziela da Silva Madeira e Viviani Aparecida Zilli Inácio (acadêmicas UNESC/Criciúma)

Objetivo: identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos.

Oficina 8: A sacralidade presente: reconhecendo os patrimônios histórico-religiosos

Ministrantes: Larissa A. Nascimento, Mireli H. Fernandes  e Monique D. Ribeiro (acadêmicas UNESC/Criciúma)

Objetivo: Compreender e respeitar  patrimônio histórico-religioso, reconhecendo a sua importância para diferentes grupos e culturas, promovendo o diálogo inter-religioso.

Oficina 9: Ideias de Imortalidade nas Tradições Religiosas

Ministrantes: Edilmara J. Garcia, Gisele S. Soares e Nelson A. S. Garcia

Objetivo: Explorar as crenças e ensinamentos religiosos relacionados à vida e à morte, incentivando uma compreensão mais profunda das diferentes perspectivas religiosas.

Fotos: Elvis Palma