Programa de Combate à Dengue ressalta importância dos cuidados nos cemitérios em Dia de Finados

Como trabalho de prevenção, todos os anos o Programa de Combate à Dengue do município reforça a fiscalização e orientações neste período do ano, próximo ao feriado de finados, nesta quinta-feira, dia 2 de novembro.


O aumento de focos do mosquito em conjunto com o grande volume de chuvas que ocorreram no estado nas últimas semanas, e a aproximação do feriado de finados,favorecem o desenvolvimento do mosquito em ambientes urbanos. “Diante disto, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE, por meio deste, solicita que sejam intensificadas as medidas de controle do Aedes aegypti, bem como a divulgação de ações de eliminação de criadouros do mosquito para a população”, destaca a coordenadora do programa no município, Matiê Rossini.


Para evitar o aumento da proliferação do mosquito, orienta-se que no Dia de Finados,ações de mobilização e conscientização devem ser intensificadas principalmente em estabelecimentos como as floriculturas e cemitérios. “As floriculturas devem dispor de cobertura total, a fim de impedir o acúmulo de água nos recipientes como vasos de plantas.Em cemitérios, recipientes que acumulem água, como vasos e floreiras devem ser evitados.Os vasos devem estar devidamente perfurados e preenchidos com areia ou pedra até aborda. Além disso, não é permitido o uso de invólucro de plástico ou pratinhos nos vasos,floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes”, explica Matiê.


De acordo com a equipe do programa municipal, o trabalho de rotina já é realizado regularmente nos cemitérios, pois são pontos estratégicos. As inspeções de vigilância são realizadas de 14 em 14 dias nos 13 cemitérios da cidade, onde são verificados os locais/recipientes com acúmulo de água. Quando identificada a presença de larvas fazem a coleta para identificação.


Essa semana e nas próximas serão realizadas ações de mobilização nas escolas, em alusão ao Dia Nacional de Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti, que acontece no dia 19 de novembro.

MEDIDAS DIRECIONADAS A EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

– Utilizar sempre vasos/recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que
as flores sejam artificiais;

– Manter o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água;

– Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas
pedras, que facilitam o escoamento da água. Lembrar sempre de utilizar um recipiente
furado;

– Retirar o invólucro de celofane, que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável,
favorece o acúmulo de água;

– Eliminar pratos e ‘cachepots’, que também propiciam a deposição de água;

– Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na
areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.

_Remover os suportes que represam água nas capelas para queima de velas.

_Não deixar recipientes vazios e sacos sobre os túmulos.